Gateway de acesso

Caros,
Estou tendo a necessidade de ter alguns acessos externos em minha rede, so
que tenho ma minha rede algumas nornas, algumas prerrogatinvas para os
usuários internos (antivirus, ferramenta de inventario e etc) fiz algumas
pesquizas e enconterei uma ferramenta que faz uma espécie de homologação
do host que estiver tentando entrar na rede, tipo se o antivius esta
atualizado, se tem algum cookei malicio e etc a ferramenta encontra-se no
link abaixo:

http://citrix.com.br/products/access_gateway.php

A minha pergunta é existe alguma alternativa de software livre para essa
ferramneta, ou nesse caso apenas soluções comerciais?

Att.

--
Leandro Moreira
Linux Networks