Re: HP Ultrium 460 com Adaptec AIC7902, Baixa performace

On 21-02-2008 00:58, Adriano Rafael Gomes wrote:

> faw, em primeiro lugar, muito obrigado pela resposta :-)
>
> Acredito que deveria chegar a 30MB/s no Debian porque no Windows 2000
> SP4 atinge 30MB/s, no mesmo hardware.

	Mas com o Software Proprietário, e esse "detalhe" faz
diferença. :-)

> Foi com a ferramenta L&TT (Library and Tape Tools) que eu peguei no site
> da HP que eu consegui 30MB/s no Windows. Esta ferramenta existe para Red
> Hat e Suse, vou tentar rodar no Debian, *acho* que depois de passar pelo
> alien, correto?

	Depende do conteúdo do pacote, mas há boas chances de
que funcione, escreve para a HP e peça pacotes .deb, ele tem
interesse em ajudar. :)

> [...]
> negociar a velocidade da transferência de dados com a unidade de fita, e
> acaba caindo na menor velocidade, 3.3MB/s, conforme
> /proc/scsi/aic79xx/1, citado no primeiro e-mail:
>
> Target 6 Negotiation Settings
>         User: 320.000MB/s transfers (160.000MHz RDSTRM|DT|IU|RTI|QAS,
> 16bit)
>         Goal: 3.300MB/s transfers
>         Curr: 3.300MB/s transfers
>
> Para testar a dica citada, tenho que instalar um kernel antigo
> (2.6.13.5). Aí caio em outro problema, pois não sei como fazer isso.

	Se você está usando etch isso pode não ser trivial. De qualquer
forma, baixe o tarball do kernel e use o make-kpkg, não deve ser
difícil, há vários tutoriais na Internet sobre o assunto.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)