Re: HP Ultrium 460 com Adaptec AIC7902, Baixa performace

Felipe Augusto van de Wiel (faw) escreveu:

> 	Por quê?  Há outros itens que envolvem barramento, valores
> nominais nem sempre são atingidos em ambiente de produção.

faw, em primeiro lugar, muito obrigado pela resposta :-)

Acredito que deveria chegar a 30MB/s no Debian porque no Windows 2000
SP4 atinge 30MB/s, no mesmo hardware.

> 	RAID1 é mais lento que RAID0, tando para escrever quanto
> para ler, seus problemas de lentidão podem começar aí.

*Acho* de o gargalo não é o disco, fiz um md5sum de um arquivo de 900MB
que usei como teste, e o dstat reportou leitura do disco a mais de
100MB/s. Logo depois gravei o arquivo de teste na fita com dd, e deu
2.5MB/s:
$ sudo dd if=zero of=/dev/st0

Também tentei o seguinte, e obtive 2.5MB/s:
$ sudo dd if=/dev/zero of=/dev/st0 bs=X count=Y
# não me lembro quanto usei em X e Y

Ou seja, lendo ou não do disco, sempre dá os 2.5MB/s.

> 	Você já experimentou instalar o mt-st ou o mt-gnu e fazer
> ajustes do tamanho dos blocos lidos e das opções da própria fita?
> (não sei se eles funcionam para os modelos mais novos de unidades
> de fita).

Desculpa não ter informado logo no primeiro e-mail: eu já tinha o mt-st
instalado, e tinha tentado variações nos tamanhos dos blocos, com "tar
-b", "dd bs=", "mt -f /dev/st0 setblk". Também setei o /etc/stinit.def,
mas como estou respondendo de casa, e sem acesso ao servidor, não tenho
aqui o conteúdo dele para postar.

> 	A HP tem uma página para ajustes de desempenho:
>
> http://h20000.www2.hp.com/bizsupport/TechSupport/Document.jsp?objectID=lpg50460

Foi com a ferramenta L&TT (Library and Tape Tools) que eu peguei no site
da HP que eu consegui 30MB/s no Windows. Esta ferramenta existe para Red
Hat e Suse, vou tentar rodar no Debian, *acho* que depois de passar pelo
alien, correto?

*IMPORTANTE!*

Encontrei alguém com um problema semelhante:

Pelo que entendi, alguma mudança no módulo da controladora Adaptec entre
versões do kernel introduziu o problema. Parece que a controladora tenta
negociar a velocidade da transferência de dados com a unidade de fita, e
acaba caindo na menor velocidade, 3.3MB/s, conforme
/proc/scsi/aic79xx/1, citado no primeiro e-mail:

Target 6 Negotiation Settings
        User: 320.000MB/s transfers (160.000MHz RDSTRM|DT|IU|RTI|QAS,
16bit)
        Goal: 3.300MB/s transfers
        Curr: 3.300MB/s transfers

Para testar a dica citada, tenho que instalar um kernel antigo
(2.6.13.5). Aí caio em outro problema, pois não sei como fazer isso.

> Abraço,

Ainda preciso de ajuda :-)
Abraço,

--