Re: A rede cai

On 21-02-2008 08:17, Gledston Reis wrote:
> Quando para me refiro parar é pelo o iptraf,

	O que isso quer dizer _exatamente_? O que o tcpdump e o
iptraf dizem? Você poderia mandar *logs* e registros e não o
resumo do ocorrido? :)

> pois não existe trafego
> na eth0, e as estações ficam sem internet.

	A estação consegue pingar a Internet?

> Outro detalhe importante é
> quando eu dou um /etc/init.d/networking restart volta a funcionar.

	Isso tá com cara de loop.

> [...]
>              | ->cabos dos modens
>             /|\
> ROTEADOR CISCO
>              |  -> cabo utp para swhitc
>             /|\
>  SWHITC -D-LINK
>     |               |
>     |               | ->Cabos UTP um para cada interface
>     |  Debian   |
>    /|\             /|\
>  eth0          eth1
>
> com esse esquema acima trafego para em alguns minutos e volta a
> funcionar. Já esse abaixo não para
>
> MODENS EMBRATEL - SAO 3 MODENS CADA UM 2MB FULLS

	Vamos tentar de novo, porque ficou meio "confuso".

 ----------
 ---------- \                     ____ eth0
 ----------  \                   |
 ----------  /                   |
 ---------- /                    ----- eth1
 | MODEM3 |/
 ----------

	O desenho acima é sem Switch, o que você está dizendo é que
seu Roteador tem cinco portas de rede, sendo que 3 entram de modems
em um formato qualquer e duas saem e viram cabos ethernet para uma
máquina, é isso? Você pode dar detalhes dos modelos dos equipamentos?

	E que se você ligar esses cabos ethernet num Switch a rede
fica intermitente? Por acaso todas as luzes do switch ficam acesas?
Isso tem cara de "loop de rede".

> Eu não disse que Debian está com "problema", sim que algum paramentro
> pode estar setado de maneira errada. Longe de manchar a reputação do
> Debian, para mim a melhor distribuição linux que existe. O esquema de
> configuração do conectiva está o mesmo que o Debian, só que uso o
> primeiro grafico que mostrei, se quiser posso abrir o firewall para
> você fazer um login por ssh, eu enviu pro seu e-mail.

	Obrigado pela oferta do SSH, mas eu realmente não faria isso
e não me agrada a idéia. De qualquer forma, o que eu gostaria que você
entendesse é que o Debian usar um kernel 2.6 e o Conectiva 9 um 2.4,
além disso, a configuração de rede do Conectiva e do Debian _são_
diferentes, pode ser que algum detalhes esteja passando sem você notar
nos dois ambientes.

	Talvez a Conectiva esteja tomando alguma ação que você não
saiba ou o Debian esteja usando algum serviço que você não desativou.
O melhor para comparar seria a saída do ifconfig nos dois ambientes
e do route -n.

	E, no momento da parada, determinar itens com itpraf e tcpdump,
desligar somente uma interface para ver se o problema se resolve. Há a
hopótese remota de MAC Address igual, mas vc disse que no CNC tudo vai
bem com _exatamente_ o mesmo hardware.

	Levante um wireshark e analise os pacotes, um item é fato,
algo está errado na estrutura e na infra-estrutura, achar isso nem
sempre é uma tarefa trivial e talvez, a lista não consiga te ajudar
por ser "virtual", talvez você tenha que partir para apoio presencial.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)