Re: Impressoras em estações xp com domínio SAMBA

Existe um compartilhamento no samba que é usado para baixar os drivers
de impressoras, acho que chama-se PRINTER$, é um compartilhamento que
fica oculto para o usuário e é de lá que o windows baixa drivers para
win95,win98,winme,win2k,winxp e voce precisa do driver da impressora
lá. Acontece que alguns drivers não estão em formato .INF e
infelizmente é o caso de muitas HPs o que acaba inviabilizando este
tipo de comportamento, já conseguiu hackear uma vez, instalando a
impressora no desktop normal e depois copiando o INF e DLLs do desktop
para o servidor, mas não é muito fácil.

O convivio de rede com win9x e winxp é traumatico, quando o XP vai
imprimir numa impressora instalada no Win9x e vice-versa a caixa de
dialogo de impressão é lento (as vezes parece que trava ao voce tentar
ir no painel de controle das impressoras) e não muitas vezes fica
offline do nada.

Por isso eu recomendo a solução dada pelos colegas de voce instalar o
cups e compartilha-la de lá, só que nesse caso a impressora fica na
estacao windows. O cups pode instalar uma impressora local ou remota
usando ipp ou smb (windows) e depois compartilhar com quem voce
preferir. É saudável em locais departamentais voce compartilhar uma
impressora com senha e só o cups pode imprimir lá porque a impressora
foi instalada usando a senha, daí voce controla seus usuários por
quota ou negar acessos de outros departamentos.

CUPS é o bixo!
Se voce puder/souber como fazer voce até compartilha impressoes PDFs e
entrega no compartilhamento do usuario.

[]'s e sucesso.