Re: Controle de Banda Eficiente

Gunix,

  Acredito que as regras usando HTB abaixo possam te ajudar:

  ###################
  #Controle de Tráfego
  #Max = 1Mbit
  #Banda1 = 400 (aqui vamos usar a porta do sistema: 1140)
  #Banda2 = 600 (computadores da rede em geral)

  DEV=eth0

  tc qdisc del dev $DEV root > /dev/null 2>&1
  tc qdisc add dev $DEV handle 1: root htb default 3

  tc class add dev $DEV classid 1:1 parent 1: htb rate 1000kbit ceil 1000kbit
  tc class add dev $DEV classid 1:2 parent 1:1 htb rate 400kbit ceil 1000kbit
  tc class add dev $DEV classid 1:3 parent 1:1 htb rate 600kbit ceil 1000kbit

  tc filter add dev $DEV parent 1: prio 0 protocol ip u32 \
     match ip protocol 0x06 0xff \
     match ip dport 1140 0xffff \
     flowid 1:2

  Bem vamos a algumas explicações rápidas, primeiramente nós zeramos todas as classificações do dispositivo eth0 do nosso servidor que contém a aplicação alvo, depois criamos uma classe qdisc raiz do tipo HTB com tráfego default na 3. Depois disso criamos uma classe 1:1 com o total do nosso link ADSL em questão (1Mbit) e 2 classes filhas 1:2 e 1:3 com 400kbits e 600Kbits como mencionado pelo nosso amigo. Após isto, definimos um filtro que vai controlar a porta 1140 que diz que se a porta destino for a 1140 ele vai ser classificado na regra 1:2 e todo o resto do tráfego como não é filtrado vai para o default que é 1:3.

[ ]´s
Brivaldo Jr (condector)
AlgTEC - Tecnologia da Informação