Re: otimização do kernel para desktop

2008/12/21 André Moura <andreoandre@gmail.com>
Acredito que você queira melhorar o desempenho do kernel em seu
Desktop por algum motivo, tipo baixa performance, uso de memória etc.

O desempenho do meu sistema é bom com o kernel padrão. Porém nos testes que efetuei, mesmo com pouquíssimas alterações, verifiquei que houve uma melhora, então fica a dúvida:

Até quanto posso melhorar o desempenho do meu computador ?

Julgo que meu computador não é de todo mal,  é um AMD X2 4000+, 2GB de memória DDR2 667 e disco SATA2. Monitoro o sistema constantemente e com excessão de algumas poucas tarefas como compilação e conversão de áudio/vídeo, sempre há sobra de processamento, memória e disco.
Por causa disso, quando estou com vários aplicativos abertos e sinto uma "travada" ou percebo que determinado aplicativo está lento, mesmo quando o processador, memória e disco possuem capacidade de sobra para trabalhar, penso realmente que o problema é de software.

É claro que posso tentar melhorar isso com o apt-build, usar aplicativos mais leves, trocar de interface gráfica, mas ainda acho que a melhor solução é otimizar o kernel.

Você pode recompilar o kernel e desabilitar tudo que não usa, por
exemplo o módulo bluetooth ( no caso, eu não uso esse módulo).

Sim.

Mas se seu Desktop tem um hardware como os dos atuais, a diferença
será imperceptível dependendo do que você exige na máquina.

Para o uso que atribuo a ele, percebo uma diferença quando compilo um kernel.

O ideal é você verificar todo seu hardware, e compilar o kernel a
partir das características dele, ai você terá um sistema com uma
melhor desempenho.....

SIm. Exatamente. Por isso que mandei essa pergunta para a lista, pois queria algumas dicas de patchs e configurações que posso fazer para melhorar o desempenho.