Re: Ponto de Acesso em Linux

2008/11/27 Moksha Tux <govatux@gmail.com>:
> Sim, Faço NAT na minha conexão. Agora... Não pode ser qualquer placa de rede
> wireless não?

Não. Placas como a as ralink não tem suporte a modo AP, ou master, como queira.

> Tem que ser esse chipset que o senhor me especificou?

Esse é o melhor chipset que conheço.

> implementando esta solução as máquinas que forem se conectar a esta conexão
> sem fio irão pegar o IP de meu DHCP que já está implementado?

Caso você pretenda usar o modo bridge, a interface cabeada e sem-fio
serão como uma só, o kernel realizará a ponte entre as duas
interfaces.

> Vc teria uma documentação para me recomendar?

A seção ``Configurações Avançadas de Rede'' do guia Foca GNU/Linux tem
muitas informações a respeito

sim. http://madwifi-project.org/

> O senhor se importaria em me explicar como o senhor implementa esta solução?

É preferível que você leia a documentação sobre bridge. Mas de forma
bem grosseira...

Seja eth1 a interface de rede cabeada, ath0 a interface de rede
wireless com chipset atheros e 10.0.0.5 o endereço IP.

# Remove a interface em modo cliente
wlanconfig ath0 destroy

# Adiciona a interface em modo ap
wlanconfig ath0 create wlandev wifi0 wlanmode ap

# cria a interface de rede bridge br0
brctl addbr br0

# Adiciona as duas interfaces de rede em br0
brctl addif br0 eth0
brctl addif br0 ath0

ifconfig eth0 0.0.0.0
ifconfig ath0 0.0.0.0

# Atribui o IP a interface br0
ifconfig br0 10.0.0.5

# Põe uma chave criptográfica na interface wireless
iwconfig ath0 key s:chavemuitosegurapoistemmaisde20caracteres

# Escolhe o ESSID
iwconfig ath0 essid MEU_ESSID

obs: recomendo procurar mais documentação a respeito

--
PEdroArthur_JEdi

Nunca acredite num sistema que você não conhece o código fonte!
Never trust a system you don't have sources for!