[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Fazendo chamadas com Asterisk



Jefferson - Maestro Informática escreveu:
Olá pessoal, Instalei certinho o asterisk 1.6 current. Está tudo certo com a ainstalação.
Porém e agora? Eu gostaria de efetuar chamada com um Softfone, como faço?
Nem sei por onde começar.... encontrei uns tutoriais na net, porém eu tinha
que ter conta no vono.net.br... acredito que não precise, pois acabei de
criar um servidor... mas enfim, se alguém entendeu e puder ajudar, fico
grato... ObS: Somente preciso efetuar uma ligação simples, sem pabx, sem central
telefônica. Só quero ligar para um telefone local ou celular, somente isso
por enquanto!
Abraços!
JEFFERSON SANTOS
DIRETOR TÉCNICO

Olá,

Você precisa de um meio de se comunicar com a rede pública de telefonia comutada (PSTN), o que pode ser através de uma placa ou ATA com FXO ligado à uma linha analógica ou interface GSM para PABX, uma placa E1 lidada à um tronco digital, uma placa GSM com chips de celulares ou via internet através do protocolo SIP, com usuário, senha, domínio (realm) e servidor de algum provedor VoIP. Qual forma de se conectar a PSTN dispõe? Para cada uma precisa de uma configuração específica, havendo ainda variações de fabricantes de cada placa e instalação do módulos específicos para estas funcionarem no Linux/Asterisk.

Os ramais por softphone, telefones IP, ATA com FXS ou celulares Wi-Fi serão SIP (ou IAX, raridade), já os ramais analógicos por placa FXS serão Zaptel/Dadhi, cada qual com sua configuração específica e codec ("compressor") de voz.

Veja que se não tiver placa alguma, vai ter que ser por SIP via internet conexão com a PSTN, onde o seu Asterisk vai ser um ramal do Asterisk, OpenSER ou outro do seu provedor VoIP, o que para testar inicialmente sua conta com o provedor VoIP nem precisa do Asterisk, basta o softphone, onde coloca neste o usuário, senha, domínio (realm) e servidor VoIP.

A linha SIP externa e o ramais são configurados em /etc/asterisk/sip.conf. Tem muito livro e curso on-line de Asterisk gratuito na internet, leia algum antes e depois participe de uma lista brasileira específica de Asterisk, deve ter uma meia dúzia delas, participo da Asterisk Brasil.


[]'s
         Junior Polegato


Reply to: