desbloquear chaveiro do gnome

Caros;

Após anos a fio com uma máquina velha operando windowmaker, estou com
uma máquina novinha instalada com unstable e gnome completo. Vira e
mexe que preciso de acessar alguma aplicação que depende de senha
aparece a mensagem pedindo para desbloquear um tal de chaveiro
(evolution, acesso a rede sem fio, ... ).

Descobri que o culpado é um tal de gnome-keyring. Tentei dar um purge
no cara, mas o aptitude queria remover quase todo o gnome por causa
disso. Na tentativa de conviver com essa praga, procurei no google
alguma solução, e todas as que encontrei sugeriam configurar o pam no
gnome para abrir o chaveiro no login. Porém, eu não uso autenticação
pam, e sim LDAP. Tentei fazer uma gambiarra mas não deu certo, não
consegui nem abrir o GDM.

Então pergunto: como resolver este bug? A solução pode ser uma forma
de não usar essa inhaca de chaveiro para nada ou remover isso sem
remover o gnome junto.