Re: Debian LTS

On 16-11-2008 21:45, Rodolfo Barbosa wrote:
>     Caros,
>
>     Depois de ler as discussões do tópico - Qual o futuro de Debian? - e
> eis que tenho uma dúvida. O que impediria a existência de uma versão LTS
> do Debian?

	LTS é um termo "relativo". O planejamento do Debian
tem sido pra 18-24 meses, e a "oldstable" receber suporte por
um ano após o lançamento de uma nova "stable" ou se antes de
um ano outra "stable" for lançada.

	Imagine que o lenny seja lançado em dezembro de 2008,
e que o squeeze seja lançado 18 meses depois disso, ou seja,
em julho de 2010, nós teríamos:

		etch:    suporte até dezembro de 2009.
		lenny:   suporte até julho de 2011.

	Então, o "lenny" estaria coberto por atualizações
pontuais e correções de segurança por 2 anos e meio, cerca
de 30 meses, muito próximo dos 36 meses do LTS oferecido
por outras distros.

	Claro, a RH por exemplo vai até 7 anos, e nestes
casos, o Time de Segurança do Debian já se manifestou em
algumas ocasiões, a última se não me engano foi na DebConf7
comentando que o Debian provavelmente conseguiria chegar
até 3-4 anos só com "voluntários" mas que mais do que isso
provavelmente dependeria de patrocínio e/ou apoio
financeiro de empresas interessadas.

>     Escolhi o Debian com minha distribuição preferencial justamente por
> causa dos seus longos ciclos de lançamento. Eu só efetuo atualização de
> servidores para novas versões do Debian depois que o suporte à versão
> que uso está encerrado. Horas, se meu servidor de e-mail está
> funcionando bem rodando o Sarge , para que eu devo atualizar o meu
> servidor para o Etch?

	Por que uma hora o suporte para "sarge" ou para a
"oldstable" acaba e sua máquina pode ficar exposta a falhas
de segurança. O prazo de ano após o lançamento de uma nova
"stable" deveria ser o tempo necessário para que grandes
infra-estruturas possam se preparar para migrar/atualizar.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)