Re: Qual o futuro do Debian?

Olha, eu penso um pouco diferente. As últimas vezes que testei o Ubuntu aqui (incluindo os dois últimos), me deparei com bugs que me fizeram questionar até quando é interessante recomendar uma distro assim para iniciantes. Particularmente, não gosto da política de se lançar versões novas a cada 6 meses, estável se lança quando se está pronto e deu, ainda mais para iniciantes que vem para o Linux ouvindo que nosso sistema é muito mais estável e tal. No meu caso, gosto de usar o Debian estável como base e instalar backports de programas que mais me interessam se necessário. Migrei pro Lenny definitivamente só quando este foi congelado e por que, enfim, gosto de testar. Temos que ter em conta que muitos usuários ditos de "desktop" não estão interessados em ter a última das últimas versões, simplesmente querem algo funcional para realizar suas tarefas, assistir filmes, navegar na rede, mexer com imagens etc. No caso de usuários mais experientes, nada melhor como ter um sistema bem testado como base e compilar em cima ou baixar backports. O debian ainda oferece a possibilidade de baixar os fontes do sid com pacotes pré-debianizados fáceis de serem compilados para o estável ou o testing. Enfim, o debian é umas das únicas distros que não me fazem passar vergonha quando vou apresentar o sistema a um usuário leigo. E tem o seu forte cunho ideológico, que é ao meu ver essencial, razão pela qual não me interesso por outras distros que não tenham um maior comprometimento com o movimento software livre em seu aspecto social e político.

         Ricardo

         P.S.: Mal aí Thiago pelo e-mail duplicado

Thiago Silveira Alexandre escreveu:
Eu sempre recomendo ubuntu para novos usuários por ser mais facil da ultilizar e o novo usuario nao tem aquele impacto na hora d começar no mundo linux. para servidores uso o debian mas to vendo uma crescente mudança para outras distro. Como exemplo o CentOS não sei bem a razão para isso.

2008/11/13 Thiago Paixão <thiagopaixao@sougeek.net <mailto:thiagopaixao@sougeek.net>>

    Em Qui, 2008-11-13 às 22:04 -0200, Fabio Guerrazzi escreveu:
    > Para servidor uso com segurança o Debian estável (etch).
    > Para notebook uso Ubuntu 8.10 (versão estupenda do ubuntu).
    > Para desktop uso Debian testing (lenny). Opção: veja [1].

    Praticamente sigo esse padrão também:

    Debian estável para Servidores;
    Debian testing para Meu Desktop;
    Ubuntu para Notebook e Desktop (de novos usuários);
    Slackware para Estudos, Testes, Hacks.

    Mas sinceramente gostaria de poder usar somente o Debian e poder
recomenda-lo também a novos usuários. No momento acabo tendo que dar o
    braço a torcer para o Ubuntu em alguns casos.