Re: Debian + SoftRAID + LVM + GRUB + XEN = Impossível?

2008/11/12 Adriano Rafael Gomes :

> Então sugiro que você crie uma partição fora do LVM para o /boot. Tenho
> alguns servidores com Debian Etch + RAID1 por software + LVM + Xen.
> Estou de férias e não me lembro dos detalhes exatos, mas pelo que me
> lembro meus discos estão assim:
>
> /dev/sda1 (128MB) + /dev/sdb1 (128MB) = /dev/md0
> /dev/sda2 (146GB) + /dev/sbd2 (146GB) = /dev/md1
> /dev/md0 = ext3 (/boot)
> /dev/md1 = LVM (/, /var, /tmp, outros...)

Opa, adaptando o que vc sugeriu acho que no meu caso ficaria assim:

/dev/sda1 (128MB) + /dev/sdb1 (128MB)                = /dev/md0
/dev/sda2 (o restante) + /dev/sdb2 (o restante)        = /dev/md1
/dev/sdc1 (todo o disco) + /dev/sdd1 (todo o disco) = /dev/md2
- -
/dev/md0 = /boot
/dev/md1 + /dev/md2  = LVM (grupo contendo todos os volumes que preciso)

O que acha?

> O grub está instalado em /dev/sda e em /dev/sdb. No menu.lst use a
> opção fallback. Se não me engano, o grub não entende LVM, por isso você
> deve colocar o /boot fora do LVM.
Não entendi essa colocação. E o link que passei[1] no primeiro e-mail
que indica a inclusão das linhas "insmod lvm" e "insmod raid" no
arquivo de configuração do grub?
Não seria este o fim delas? talvez esteja descrito errado no tal link,
como por exemplo o RAID só passou a ser reconhecido quando mudei o
"insmod raid" para "insmod raid1"  (observe o "1"), já que este era
especificamente o módulo que precisava. No caso do LVM pode ser que o
módulo tenha outro nome, ou mesmo não esteja nem compilado no Debian
Etch.

De qualquer forma vou seguir a sugestão de colocar o /boot fora do LVM
já que este está sendo o meu problema atual e ainda tenho tempo
"brincar" com o servidor. Quando ele estiver realmente em produção ai
eu já terei que trabalhar sério e saber exatamente como resolver estes
problemas sem deixar a máquina offline muito tempo.

A propósito, como tem sido a performance do sistema com esta
configuração? Há uma degradação de performance muito notável? e quanto
aos problemas reais, você já necessitou fazer a troca de algum disco?
O procedimento foi muito trabalhoso?

Pergunto pelo procedimento pelo seguinte: Eu fiz uma simulação de
pane, onde saquei o sdb da máquina (após um shutdown, é claro, a
máquin não é hotswap) ao ligar a máquina o sdd assumiu a posição do
sdb, ou seja o md0 ficou degradado e com um HD (como era de se
esperar), pois eu tinha removido para simular a falha, e o md1 ficou
com um HD já que o sdd foi renomeado para sdb. Nada demais até que eu
coloquei o antigo sdb no local, refiz o particionamento e o inclui no
RAID outra vez. No boot seguinte o sistema reclamava de erro no meu
grupo de volumes LVM por conta dos malditos UUID que até hoje só
serviram para atrapalhar minha vida. Após um ritual macabro com discos
de recuperação e vários textos sobre recuperação do UUID perdido no
LVM consegui iniciar o servidor normalmente.

> Abraço.

[]'s

ps: Aproveite as férias. Essa vida de sysadmin que fica monitorando
servidores de casa, só serve pra morrermos mais cedo :)

[1] LVM and RAID - http://grub.enbug.org/LVMandRAID

- --
Welington Rodrigues Braga

Web: http://blog.welrbraga.eti.br
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
MSN: welrbraga[*]msn·com

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9