Debian + SoftRAID + LVM + GRUB + XEN = Impossível?

Olá todo mundo,

Instalei o Debian Etch em uma máquina com 4 HDs SATA e estou tentando
fazer a seguinte configuração:

SoftRAID (RAID via kernel) como está:
imbauba:~# cat /proc/mdstat
Personalities : [raid1]
md1 : active raid1 sdd1[0] sdc1[1]
      488383936 blocks [2/2] [UU]

md0 : active raid1 sda1[0] sdb1[1]
      488383936 blocks [2/2] [UU]

Sobre estes dois dispositivos RAID eu criei um "grupão" LVM:
imbauba:~# pvs
  PV         VG         Fmt  Attr PSize   PFree
  /dev/md0   gv_sistema lvm2 a-   465,76G 455,76G
  /dev/md1   gv_sistema lvm2 a-   465,76G 464,76G
imbauba~# vgs
  VG         #PV #LV #SN Attr   VSize   VFree
  gv_sistema   2   2   0 wz--n- 931,52G 920,52G

Por fim criei dois VL neste grupo como segue:
imbauba:~# lvs
  LV      VG         Attr   LSize  Origin Snap%  Move Log Copy%
  vl_raiz gv_sistema -wi-ao 10,00G
  vl_swap gv_sistema -wi-ao  1,00G
imbauba:~#

O espaço ainda disponível no grupo será usado para criar os volumes
lógicos onde residirão as DomU.

Após concluir a instalação o Debian colocou o LILO no MBR dos hds que
compõe o md0 e está tudo OK. Já fiz até testes de ramover um dos
discos e o sistema aguentou na boa. O problema é que a minha intenção
é instalar o XEN, o qual já fiz, mas o XEN e o LILO são
incompatíveis[1] e existe todo um ritual macabro para isso funcionar,
conforme pode ser visto no mesmo link[1].

Para evitar este tipo de gambiarra eu gostaria de instalar o grub a
qual já estou mais familiarizado e é muito mais amigável de se lidar
(IMO). O aptitude install grub foi na boa, mas o camarada não instala
na MBR do discos nem a paulada.

TENTATIVA 1:
imbauba:~# grub-install /dev/sda
/dev/mapper/gv_sistema-vl_raiz does not have any corresponding BIOS drive.

TENTATIVA 2:
imbauba:~# grub-install /dev/md0
/dev/mapper/gv_sistema-vl_raiz does not have any corresponding BIOS drive.

Mas isso só acorreu depois que inclui os modulos raid1 e lvm no
/boot/grub/menu.lst conforme sugerido em [2], antes disso o erro, que
não me recordo mais como era exatemante, acusava não encontrar algum
arquivo.

A questão é que o grub não instala nem manualmente como no procedimento de [3].

TENTATIVA 1:
grub> device (hd0) /dev/md0
grub> root (hd0,0)Unknown partition table signature
Error 5: Partition table invalid or corrupt
grub> setup (hd0)
Error 12: Invalid device requested

TENTATIVA 2:
grub> device (hd0) /dev/sda
grub> root (hd0,0)
 Filesystem type unknown, partition type 0xfd
grub> setup (hd0)
Error 17: Cannot mount selected partition
grub>

Antes que alguém pergunte porque eu não mantenho o LILO, a resposta é:
Já tentei e não deu certo. Após a instalação do XEN ele configurou o
menu, mas quando dou boot parece que nada acontece e o sistema inicia
sem o XEN.

OU seja: SoftRAID + LVM = LILO + impossibilidade de instalar o XEN.

Alguém tem alguma sugestão?

[1] Running Xen with LILO - http://wpkg.org/Running_Xen_with_LILO
[2] LVM and RAID - http://grub.enbug.org/LVMandRAID
[3] Setting up GRUB to boot from both disks of mirrored RAID -
http://grub.enbug.org/MirroringRAID?highlight=(CategoryDocumentation)
- --
Welington Rodrigues Braga

Web: http://blog.welrbraga.eti.br
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
MSN: welrbraga[*]msn·com

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9