Re: Smartphones compatíveis com Linux

Bruno Buys escreveu:

> Eu também tenho feito umas pesquisas sobre 3G. Nas diversas lojas da
> Claro em que perguntei, as respostas padrão dos vendedores tem sido que
> "não é possível usar um telefone 3G como modem 3G, para isso é que
> existe aquele modem 3G que o assinante de acesso 3G tem que comprar
> também".

Resumindo: Nunca pergunte nada para os atendentes :-)
A única coisa que eles sabem é: Preço.
No próprio manual do Palm Treo 750 há a informação de como utiliza-lo
como modem, e ainda por cima via bluetooth:
<http://www.claro.com.br/StaticFiles/Manuais%20aparelhos%20-%20PDF/PalmTREO750.pdf>

> Então a minha interpretação anti-megacorporação é que as operadoras
> estão tentando descolar um trocado extra nas costas de nós consumidores,
> vendendo esse modem 3G (que não faz nada que o aparelho 3G não faça)

Realmente... Se o consumidor chegar desinformado na loja, ele será
"enrolado".

Esses dias eu estava em uma loja da Brasil Telecom e um senhor estava
querendo saber como utilizar a conexão ADSL dele no notebook (via
wireless) dentro da residência dele.

A atendente estava quase empurrando um plano 3G para aquele senhor,
quando na verdade bastaria ele ter um modem/roteador wireless, pois ele
já possuia um plano ADSL.

Fui obrigado a interromper a conversa dela e explicar isso para o cliente.

> Porque que o assinante que já tenha um telefone 3G não pode usá-lo como
> modem para acesso a rede de dados pelo notebook? Em vez disso, o sujeito
> tem que andar com uma geringonça a mais dentro de sua já lotada
> maleta/mochila e lembrar-se de pegá-la quando for viajar, sob pena de
> não ter acesso a rede quando precisar, mesmo estando de posse de seu
> telefone!

Isso me lembrou a propaganda do Lenovo X300 x MacBook Air:
<http://br.youtube.com/watch?v=_hnOCUkbix0>

> Quando pergunto aos vendedores então pra que serve a funcionalidade 3G
> no telefone, a resposta padrão tem sido que "é pra vídeo-conferência".
> Somente.

Isso demonstra o desprepado dos atendentes.
Nunca tire dúvidas com eles :-)

> Por exemplo, o meu smartfone Motorola A200e, que é GSM, pode ser um
> modem GSM. Já pluguei ele no meu notebook debian, já fiz os dois
> conversarem, beleza. Mas os planos que a Claro oferece para acesso a
> dados via EDGE ou sei lá que redes que o aparelho acessa são
> estratosféricos, totalmente proibitivos.

Realmente!
Mas nos planos 3G há taxa de transferência ilimitada (com velocidade de
250Kbps) por uns R$50.
Acesso via GPRS é absurdamente caro!

Obrigado pelas dicas!

Att,