Smartphones compatíveis com Linux

Estou ficando ultrapassado quanto a mobilidade, portanto estou pensando
em adquirir um Smartphone compatível com as redes 3G.

O iPhone está completamente desconsiderado, pois é caro e está longe de
possuir os recursos disponíveis em outros smartphones mais baratos.

O Blackberry Bold (9000) está na lista, mas estou dando preferência pelo
Palm Treo 750, que parece ter recursos semelhantes e possui um preço
*muito* melhor.

Alguém, que possua-os, poderia me passar maiores informações sobre esses
dois smartphones? Estou precisando saber sobre os recursos e
principalmente se podem ser acessados/sincronizados e também se eles
servem como modem 3G em máquinas com Linux.

Att,
Renato