Re: eCPF

Gunther Furtado escreveu:
> Estou tendo dificuldades em usar todas vantagens do eCPF da receita
> federal e queria saber se alguém conseguiu assinar uma procuração
> eltrônica, por exemplo. Consegui instalar o certificado e a
> certificadora mas, aparentemente, falta alguma coisa relacionada com
> Java para poder assinar eletrônicamente.

Já tentou seguir as dicas do manual do Token/Key?
<http://www.identidadedigital.com.br/pergunte/ecpf/inst_2>

Quanto aos certificados digitais, na página da Certisign há vários erros
conceituais e em alguns casos podemos afirmar que há propaganda
enganosa. Tentei falar com eles sobre isso, mas me responderam que
entrariam em contato comigo por telefone... Estou esperando há 45 dias.

Enviei isso para eles:

- Há diferença entre o e-CPF e a Identidade Digital como exposto por
vocês em:
<https://www.certisign.com.br/suporte/icp/id_digital/id_digital/info>
Porém eu não encontro em local algum do site de vocês a opção para
adquirir a Identidade Digital.

- Quanto ao e-mail seguro pessoal
(<https://www.certisign.com.br/produtos/email/e-mail-seguro-pessoal>),
vocês informam que esse produto permite "Assinar mensagens eletrônicas
comprovando sua autoria". Porém isso não é verdade!

Por exemplo, o seu empregador provavelmente sabe o seu CPF, portanto ele
pode solicitar um e-mail seguro pessoal no SEU nome, e com isso ele
poderá enviar mensagens com um certificado Certisign informando que ele
é você!

A garantia de autenticidade só será conseguida se vocês atestarem
pessoalmente a veracidade das informações (nome, CPF, documento de
itentidade com foto, etc) ANTES DE EMITIREM O CERTIFICADO. E esse
procedimento vocês não fazem para a "identidade digital".

Att,
Renato