Re: squid X portal capes

2008/9/17 Leandro Moreira <leandro@leandromoreira.eti.br>:

> [...]
>        return "PROXY proxy.capes.ufjf.br:8080";
>
>        return "DIRECT";
> }
>

> Uso na rede proxy manual, quando retiro o proxy da maquina o portal
> funciona normalmente, ao setar o proxy no navegador, ele não funciona, já
> criei uma acl conforme abaixo:
>
> acl capes dstdomain -i .periodicos.capes.gov.br
> always_direct allow capes
> http_access allow capes
>
> Já fiz de tudo que estava ao meu alcance, e nada, sempre que tiro o proxy
> ele  funciona e ao coloca o proxy ele para de funcionar, o problema é que

Interessante essa dica. Esse script que você transcreveu aí é do tipo
usado em descoberta automática de proxy (WPAD , pesquise) e está
dizendo que, se o site que você quer acessar é
"periodicos.capes.gov.br", deve ser acessado pelo proxy que está em
"proxy.capes.ufjf.br:8080", ou, caso contrário, o acesso deve ser
feito diretamente, sem proxy.

Perceba que, antes de mais nada, teu firewall deve permitir acesso a
esse proxy externo aí (proxy.capes.ufjf.br) , que roda na porta 8080.
Depois, de acordo com esse script, para qualquer outro site que não
seja esse da CAPES, o acesso deve ser feito sem proxy.

Agora, um detalhe: não faltou um "else" aí não ? Assim:

{
 if (dnsDomainIs(host,"periodicos.capes.gov.br"))
        return "PROXY proxy.capes.ufjf.br:8080";
 else
       return "DIRECT";
}

Mas, eu creio que sua intenção não seja que os outros sites sejam
acessados sem proxy, então ficaria melhor assim:

{
 if (dnsDomainIs(host,"periodicos.capes.gov.br"))
       return "PROXY proxy.capes.ufjf.br:8080";
 else
       return "PROXY teu_proxy:porta_dele";
}

Dê uma pesquisada sobre WPAD, e como implementar.

O portal da CAPES tem problemas com squid mesmo. Coisa da programação
deles lá. O que o suporte te sugeriu é usar um proxy externo deles
para acessar, mas eu não vejo motivo pra fazer isso.

Depois de tudo isso, minha sugestão:

Esqueça essa história de proxy externo. Simplesmente coloque esse site
como exceção (endereço para os quais não deve ser usado proxy) na
configuração do navegador e libera ele direto no firewall. Como a
galera faz com Conectividade Social, por exemplo.

(A propósito: eu acabei de testar esse proxy deles aí, e pede
autenticação. Te passaram usuário e senha?)

--
 >>> http://edsonmarquezani.wordpress.com <<<