Re: Rede wireless-urgente!

desap_semin@itajuba.mg.gov.br escreveu:
> Preciso de ajuda no seguinte cenário: tenho um link adsl de 600k,
> autenticado via roteador onde está  configurado por PPPOE. O roteador é
> wireless e possui conexões para cabo. O sinal wireless foi testado em
> notebooks com win e está perfeito. Onde tô amarrado. Tenho um ambiente
> com 11 desktops sendo um servidor. A máquina servidora tem duas placas
> de rede e as 10 clientes possuem placa wireless.

Ligue o servidor na interface "wired" (cabo) e os demais pela interface
wireless, mas lembre-se que a velocidade via cabo é, no mínimo 2X mais
rápida (100Mbps contra 54Mbps). Se for somente para compartilhar a
internet não há problema, mas para um servidor de arquivos (por
exemplo), a diferença é absurda.

> Queremos instalar o
> Debian no servidor e nas estações clientes algo mais amigável como
> Kurumin (preferencial) ou outro derivado.

Em um ambiente corportativo, fuja das distros derivadas de outra...
Por exemplo, ao invés de utilizar Kurumin que é derivado do Knoppix, que
é derivado do Debian, pefira utilizar o Debian.

> Preciso que o sinal da conexão
> adsl chegue a todas as máquinas

Isso só depende da sua antena.

> e que a máquina servidora possa
> gerenciar as clientes (via software?).

A maioria das interfaces wireless decentes possuem um bom gerenciamento
de acesso. Inclusive com filtro de conteúdo.
Um exemplo disso são as interfaces da Linksys.

> Tenho 02 dias pra fazer funcionar. Depois disso vão colocar win.

Esqueça... É melhor deixar o pessoal intalar o Windows.
Em 2 dias é impossível tirar uma máquina da fase de testes e colocar em
produção e ainda dar treinamento ADEQUADO para todos os funcionários.
Sem treinamento e com as máquinaa sem estarem devidamente testadas, o
fracasso é iminente. O pessoal voltará para o Windows com TODA certeza!

> As máquinas tem processador dual core 1.6 e 1 giga de ram, zeradinhas da
> Positivo.

Essa máquina possui um Pentium D (e não um Core2 Duo), sendo
infinitamente inferior a um AMD. Isso é uma tática dos revendedores,
pois a maioria dos consumidores acham que estão comprando um Core2 Duo.
A série PentiumD é infinitamente inferior aos AMD.

Att,
Renato S. Yamane