Re: Rede wireless-urgente!

Olá Júlio,

use simplesmente Debian nos Desktops ,  eu não usaria nenhum outro.

você pode baixar a versão estável aqui (esse é um grande fator Debian
Stable, é _muito_ estável!)
http://cdimage.debian.org/debian-cd/4.0_r4a/i386/iso-cd/debian-40r4a-i386-CD-1.iso

Usando somente este primeiro CD do Debian você consegue um excelente
desktop. Na versão GNOME.
Você pode tentar outros (KDE, XFCE, etc..), mas n recomendo.

Se o seu roteador já tem uma rede sem fio habilitada e em
funcionamento, como você afirma, que funcionam naquele outro sistema.
Você pode simplesmente instalar mais dois pacotes (que talvez já
venham no ambiente desktop default, n tenho certeza)

os pacotes são:

1) network-manager

Descrição: "daemon" de infra-estrutura de gerenciamento de rede
 NetworkManager tenta manter uma conexão de rede ativa disponível em todos os
 momentos. Ele é projetado apenas para uso em computadores pessoais, e não é
 voltado para utilização em servidores. O ponto do NetworkManager é fazer a
 configuração de rede sem dor e tão automática quanto seja possível. Se estiver
 usando DHCP, NetworkManager é _projetado_ para substituir as rotas padrão,
 obter endereços IP de servidores DHCP, e modificar servidores de nomes sempre
 que forem ajustados.

2) network-manager-gnome

Este pacote contém o miniaplicativo da bandeja de sistema para área de
 notificação GNOME mas também funciona em outros ambientes de trabalho que
 forneçam uma bandeja de sistema, como o KDE ou Xfce. Ele mostra as redes
 disponíveis e permite facilmente mudar entre elas. Para redes criptografadas
 ele pedirá ao usuário a chave/senha e pode opcionalmente armazená-las no
 gnome-keyring.
Página web: http://www.gnome.org/projects/NetworkManager/

Se vc tiver dúvidas, somente continue postando.

abraço,