Re: Mudando o IP do servidor DNS (repercussões na rede/internet).

2008/7/24 Miguel Da Silva - Centro de Matemática <mdasilva@cmat.edu.uy>:

> O que não entendo totalmente é como outros servidores DNS "encontrarão" o
> servidor DNS com o IP mudado (é como se fosse outro PC suponho).

Vamos pegar um exemplo, considere alguem em algum lugar longe da sua
empresa, um potencial cliente consultando o site da sua empresa.
No navegador ele digita: http://www.suaempresa.com/
O navegador, vai solicitar ao sistema (resolver da libc) que resolva
www.suaempresa.com para ip.
O sistema vai ver na configuração qual e o servidor DNS a ser usando,
e envia a requisição.
Esse servidor precisa saber de alguma forma, qual o próximo servidor a
ser consultado, para isso ele vai ver quais são os servidores que
respondem ao TLD .com, isso e feito consultando os root servers de
DNS.
Os root informa quais são os servidores que respondem pelo .com, com
isso o DNS local, agora pergunta aos servidores do .com, que responde
pelo suaempresa.com, que, vai ter como resposta o servidor DNS publico
da sua empresa, e finalmente faz a consulta final, que e
www.suaempresa.com.

Assim, suaempresa.com tem que estar cadastrado (registrado) em um dos
servidores que respondem pelo .com, ou seja o tal registro de domínio.

Para evitar ficar repetindo esse processo toda vez, o servidores dns
armazenam no cache o resultado da consulta.
Mas, você mudou o IP do servidor de DNS ou o IP do www.suaempresa.com.
Se não esta no cache do servidor, o precedimento acima sera feito.
Se esta no cache, provável que a resolução de DNS retorne o ip antigo.
Mas essas coisas podem mudar, então o dns tem que saber se após algum
tempo, se deve ou não fazer uma nova consulta completa. Para tanto uma
informação de DNS, entre outras coisas, possui o tempo de validade
(vida) da informação o TTL (Time To Live).
O registro de dominio (ou SOA) tem uma outra informação, o número de
série incremental, que informa se a houve ou não uma mudança no
registro de DNS do dominio.
Então, ao mudar alguma informação de DNS, e importante que inclemente
o número de série do registro SOA.

@       IN      SOA     server root.servidor (
                        2007070701     ; Serial <===
                        8H              ; Refresh
                        2H              ; Retry  (TTL padrão)
                        1W              ; Expire
                        1D )            ; Minimum
        IN      A               192.168.0.1
        IN      MX       0      servidor
        IN      NS              servidor

servidor                  IN  A  192.168.0.1
                             TTL 300 ; em segundos

Por questões de praticidade, o serial costuma ser a data (anomesdia)
do dia da alteração mais um número,
como no exemplo acima, ano 2007, mes 07 dia 07 número 01.

Bom, acho que e isso, se não cometi nenhum equivoco.

> Falta dar uma pesquisadinha a mais.

Isso mesmo.
Só aprender como funciona o DNS.

--