Re: GLX 1.3

On 2/6/07, Felipe Augusto van de Wiel (faw) <felipe@cathedrallabs.org> wrote:
On 02/06/2007 05:12 PM, hamacker wrote:
> Acho que não, é pior mesmo.
> O rendimento no Windows é muito melhor do que no Linux.
> Já houveram mudanças no sentido de melhorar os drivers, por exemplo,
> alguns podemos que antes não suportavam 3D é o caso da X200
> (integrada) que no penultimo release o driver binario só fornecia 2D
> agora já fornece 3D. Mas o rendimento ainda está longe.
SIm, tanto é que eu uso apenas placas da NVIDIA nos meus PCs :)

> As placas da ATI tem a melhor configuração de hardware/preço, mas
> talvez por causa do driver o rendimento da NVIDIA é melhor, embora bem
> mais cara.

        Ok, vamos tentar de novo e ver se o foco não se perde.

        Os drivers *livres* da ATI são muito bons. Livres como
em "liberdade de expressão" não como em "cerveja grátis". E pra
alguns recursos eu diria que _melhores_ do que os drivers
*livres* da nvidia.

Eu tenho aqui um note meio velho com uma placa da ATI antiga também,
como sei que 3D nele não é uma das melhores coisas eu uso o driver
livre, no começo ele me encomodou um pouco mas depois de configurado
até que roda um emulador de SNES sem problema.

        Eu prefiro me preocupar com os drivers livres do que com
os drivers proprietários e o rendimento em algum outro SO também
_proprietário_.
Acho que drivers livres tendem a aproveitar melhor os recursos de um
SO livre como o Linux devido ao fato de que geralmente estes têm uma
comunidade muito maior ajudando no desenvolvimento. Se não me engano
aconteceu algo do tipo com a nvidia, que agora não tem mais as versões
"binárias" de alguns modelos de nforce: as alternativas livres são tão
boas que eles acabaram recomendando-as.

Para dispositivos de aceleração 3D porém a coisa é diferente, os
drivers não sao abertos por questões óbvias (eles nunca falariam aos
quatro ventos o segredo do desempenho contido nos drivers :), neste
caso eu acho que seria uma atitude bem "madura" destas empresas
fornecer um módulo específico para 3D que se integrasse aos drivers
livres já existentes: manteria em parte o código livre e ainda teria
os recursos "excepcionais" do driver proprietário.

Como há projetos que visam a utilização de placas 3D como
"co-processadores" (literalmente), quem sabe um dia a coisa não muda?
:)

--
Maxwillian Miorim <miorimmax@gmail.com>
----