Re: senha do root

Em Qua, 2007-12-26 às 10:02 -0300, Alex escreveu:
> Pessoal, bom dia.

Bom dia 8)

> Não estou conseguindo logar no sistema com a senha de
> root.
> Já procurei diversos artigos na net de como recuperar,
> mas não deu certo.
>
> Voces podem me ajudar?

sim

> Utilizo o debian 4 R1
>
> o boot loader é o grub.

ok religue a maquina e quando chegar na tela do grub digite e
vá até a linha que indica o kernel e modifique para
que ela fique com rw init=/bin/bash
vai ficar +- assim:
kernel          /vmlinuz-2.6.18-4-486 root=/dev/sda2 rw init=/bin/bash
						     ^^^^^^^^^^^^^^^^^

digite escape
digite b ( para ligar a maquina com as alterações que vc fez)

ao final vc verá o simbolo do root
#) nano /etc/shadow
e retire a senha do root ( geralmente a 1 linha , 2º campo)

root:$1$NgH/f0xx$KMXKOj21wGs1q.za5rKwK.:13820:0:99999:7:::
ficará assim:
root::13820:0:99999:7:::

desligue a  maquina e ligue novamente. Vc tera acesso ao root sem senha.
Basta agora dar o comando passwd como root e reinserir a senha.

[]s