Incompatibilidades entre MS Office e Broffice 2.3

Migrei recentemente o escritório de uma estatal para debian etch R1 aproveitando um equipamento antigo que eles tinham usando-o como cliente xdmcp. Após a dificuldade inicial dos funcionários que estavam habituados com o windows 98, tudo começou a ir bem. Acontece que hj me ligaram chamando porque um documento de frequência que eles já usavam desde o windows 98 e que fora enviado pela central deles na capital está abrindo incorretamente no broffice. Fui lá e verifiquei qeu se trata de umas tabelas num arquivo .doc estranha que acaba aparecendo toda torta e não tem santo que faça ela ficar correta. Trouxe as tabelas para casa a fim de averiguar o que estava acontecendo, mas sempre a mesma ladainha de abrir incorretamente.
Iniciei meu windows, e abri o documento com o Word 2007. Desta vez a tabela abriu sem problemas, mas quando peço para convertê-la para o formato mais recente do word ela fica toda torta novamente. Tentei usar o google docs para conversão de formatos, mas este aí nem abre o maledeto .doc acusando um erro.
Existe alguma outra forma de converter .doc em .odt sem traumas?