Re: Skype não funciona corretamente (aborted)

Em Qui 13 Dez 2007, Fabrício Cabral escreveu:

> E agora, você está usando qual? Após a mudança, este problema foi
> solucionado?

eu usava o etch quando ele ainda era "testing". Agora continuo usando o
testing, so que agora é lenny. E em uma outra máquina tenho o sid, e nas duas
funciona perfeitamente.

ainda mesmo na versão etch eu solucionei dando alguns "modprobe" e adicionando
alguns modulos no /etc/modules. Quando troquei o hd da máquina por ocasião do
lançamento da lenny, na nova formatação eu nem me preocupei com isto e os
drivers do oss tambem foram instalados. Eu acho. não me lembro de ter
personalizado a instalação de som e o /etc/modules está vazio.

> Exatamente. Sei que tem como gerar os logs do Skype, mas estes estão em
> formato binário e não tem um "conversor" de binário para plain text, assim,
> de nada me adianta! :P

você pode dar um "strace skype" em algum terminal e ficar escovando bits com o
vim ou o grep ou o tail ou o kate depois ... :D

> Você lembra qual era a versão do Skype que você estava usando?

1.2 ou 1.3, pela data. Hoje uso a 1.4 disponibilizada através de uma entrada
no sources.list:

deb http://download.skype.com/linux/repos/debian/ stable non-free

até achei estranho vc dizer que tinha a 2.x instalada no seu linux, mas dai
entrei na página do skype e vi que a 2.x para linux é beta ainda.

> []'s

da página do skype:

http://www.skype.com/help/guides/soundsetup_linux.html
"
ALSA is more modern than OSS. Currently, Skype does not natively support ALSA,
so you will need to install ALSA OSS emulation layer in order to use ALSA
devices in Skype.

You should have snd-pcm-oss and snd-mixer-oss modules in your kernel, either
loaded separately or compiled in as part of the kernel.

You can check for presence of these modules by issuing (as root user) the
following command:

lsmod

If you don't have these modules, try to load them. Type (again as root user):

modprobe snd-pcm-oss
modprobe snd-mixer-oss
"

Agora me veio a mente que eu tive algumas briguinhas com as permissões
de /dev/.static e com o centro de controle de som do kde, sobre tomar
controle exclusivo do som. Mas já faz algum tempo e eu realmente não me
lembro ao certo qual  a sequência exata na época que me fez solucionar o
impasse. Mas hoje olhando 3 máquinas(lenny e sid) nas quais rodo o skype
tranquilamente, eu tenho:

henry@tulipa:~$ lsmod | grep oss
snd_pcm_oss            39904  0
snd_mixer_oss          15872  1 snd_pcm_oss
snd_pcm                72772  3 snd_intel8x0,snd_ac97_codec,snd_pcm_oss
snd_seq_oss            29760  0
snd_seq_midi_event      7360  2 snd_seq_oss,snd_seq_midi
snd_seq                46864  7
snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
snd_seq_device          8012  5
snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_rawmidi,snd_seq
snd                    48868  29
snd_intel8x0,snd_ac97_codec,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_seq_oss,snd_rawmidi,snd_seq,snd_timer,snd_seq_device

os kerneis são todos 2.6.22 nas máquinas que eu tenho hoje. Mas na  época que
eu usava o etch, sempre usei a maior versão de kernel disponibilizada na
árvore, sem fazer misturas de versões de kerneis de outras versões do debian.

Bem, espero ter sido de alguma ajuda.

[ ]s, e divirta-se.

Henry.