Re: Não consigo configurar o locales

Em Seg, 2007-12-10 às 00:34 -0200, Felipe Augusto van de Wiel (faw)
escreveu:

> 	Remover locales é pedir para ter dor de cabeça quando você
> está tentando resolver problemas de locales.

	Removi o locales e instalei o locales-all para ver se arrumava, mas o
problema ainda continuou.

> 	Realmente, você tem todo o direito de afirmar, mas pelo que
> foi coletado do sistema no relatório do bug e pelas ações indicativas,
> parecia ser um erro ou inconsistência de configuração.
	Realmente tinha um erro de inconsistência. Mesmo eu gerando os dois
locales, tinha os usuários em pt_BR e o somente o root em UTF-8.

> 	Provavelmente alguma configuração de opção de locale ficou para
> trás, e isso pode ter causado o comportamento de estar usando pt_BR.UTF-8
> em alguns lugares e não em outros.
	Era exatamente isso que estava acontecendo!

> 	Não, o Sávio reinstalou o pacote porque algo parecia
> estar inconsistente na base dele, pelo menos, nesta "thread",
> ele não preciso instalar o localepurge (ou essa informação
> não veio a público).
	Foi em outra "thread" que ele respondeu isso, acho que foi  em pvt.

> 	Afirmar você pode afirmar, com convicção inclusive. Eu
> utilizo os locales desde o Woody e realmente há bugs, mas o que
> você descreveu acima não era um deles, era um problema de
> configuração e geração.
	Sim, também utilizo desde lá.

> 	Na sua mensagem original o reporbug não conseguiu encontrar
> o locale:
>
> Locale: LANG=pt_BR, LC_CTYPE=pt_BR (charmap=locale: Cannot set LC_CTYPE to default locale: No such file or directory
> locale: Cannot set LC_MESSAGES to default locale: No such file or directory
> locale: Cannot set LC_ALL to default locale: No such file or directory

	Sim, mas tem uma parte que eu coloco no reporte que é
locale: Cannot set LC_ALL to default locale: No such file or directory
ANSI_X3.4-1968)
	De onde apareceu isso? Só tinha pt_BR e pt_BR.UTF-8 gerado no sistema,
não sei nem daonde ele tirou essa tal de ANSI_X3.4-1968? Esse aparecia
nas opção de locales para salvar no gedit. Eu acredito que ai esteja o
fonte do problema!

> 	No seu teste, você mostra que no /etc/environment as
> variáveis apontavam pra UTF-8, mas você não mostra o que estava
> definido no ambiente com um echo nas variáveis $LC_*, pior ainda,
> o seu comando locale apontava para a opção de pt_BR sem o UTF-8
> e o dpkg-reconfigure gerava o antigo locale com a extensão ISO.
> 	Eu estou usando a versão que você apontou como problemática,
> com os dois locales em pt_BR e mais alguns que trabalho e não tive
> problemas, nestas horas, um contra-exemplo costuma ser mais forte
> do que um exemplo de problema com fortes indícios de erro de
> [...]
	Agora também estou usando a versão 2.7-4 e está tudo certo. Mais uma
coisa que me leva a entender que era um bug de upgrade.
	Abraço.
	Fabiano.