Re: Não consigo configurar o locales

On 10-12-2007 00:17, Fabiano Manoel de Andrade wrote:
> 	Bem, realizei todo tipo de configuração, removi o locales (purge),

	Remover locales é pedir para ter dor de cabeça quando você
está tentando resolver problemas de locales.

> reinstalei, gerei os dois como disse acima, fiz e refiz de todos os
> jeitos e nada resolveu. Afirmo que não era problema de configuração,

	Realmente, você tem todo o direito de afirmar, mas pelo que
foi coletado do sistema no relatório do bug e pelas ações indicativas,
parecia ser um erro ou inconsistência de configuração.

> pois estava funcionando até o upgrade para a versão 2.7-x, a partir dai
> começou o problema. Foi algum problema no upgrade. Como não achava
> solução, reinstalei o sistema e pronto. Sei que não é a melhor solução,
> mas ai sim resolveu, mas no momento da instalação selecionei somente o
> pt_BR.UTF-8 e não os dois como fazia de costume.

	Provavelmente alguma configuração de opção de locale ficou para
trás, e isso pode ter causado o comportamento de estar usando pt_BR.UTF-8
em alguns lugares e não em outros.

> 	Como descrevo acima, não fui só eu que tive problemas, o Sávio precisou
> instalar o localepurge para resolver o problema (aqui não resolveu!).

	Não, o Sávio reinstalou o pacote porque algo parecia
estar inconsistente na base dele, pelo menos, nesta "thread",
ele não preciso instalar o localepurge (ou essa informação
não veio a público).

> Afirmo que era sim um bug.

	Afirmar você pode afirmar, com convicção inclusive. Eu
utilizo os locales desde o Woody e realmente há bugs, mas o que
você descreveu acima não era um deles, era um problema de
configuração e geração.

	Na sua mensagem original o reporbug não conseguiu encontrar
o locale:

Locale: LANG=pt_BR, LC_CTYPE=pt_BR (charmap=locale: Cannot set LC_CTYPE to default locale: No such file or directory
locale: Cannot set LC_MESSAGES to default locale: No such file or directory
locale: Cannot set LC_ALL to default locale: No such file or directory

	No seu teste, você mostra que no /etc/environment as
variáveis apontavam pra UTF-8, mas você não mostra o que estava
definido no ambiente com um echo nas variáveis $LC_*, pior ainda,
o seu comando locale apontava para a opção de pt_BR sem o UTF-8
e o dpkg-reconfigure gerava o antigo locale com a extensão ISO.

	Eu estou usando a versão que você apontou como problemática,
com os dois locales em pt_BR e mais alguns que trabalho e não tive
problemas, nestas horas, um contra-exemplo costuma ser mais forte
do que um exemplo de problema com fortes indícios de erro de
configuração.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)