Re: RAID + HD USB + Hotswap

Olá Retano,

Em 06/12/07, Renato S. Yamane <renatoyamane@mandic.com.br> escreveu:
Rodrigo Carvalho escreveu:
> Não sei se alguém aki já fez RAID com HD USB...

A velocidade de uma interface USB é muito inferior a velocidade de um HD
Scsi, SATA, etc.
Será que isso não irá comprometer o seu RAID?

Sim... eu sei, mas... fiz vários testes, mesmo sabendo que isso não é aconselhável posso garantir que no meu caso está funcionando adequadamente...
Pelo menos, está funcionando há uns 6 meses sem problemas.
Estou utilizando dois HDs IDEs sendo que um deles está em uma gaveta USB

> Quando coloco o dispositivo na USB, o linux detecta, e adiciona-o no
> array correto, porém... meu problema é quando desligo o HD. Eu não queri
> ter que removê-lo na mão antes de desligá-lo

Qualquer dispositivo de armazenamento USB *deve* ser desmontado antes de
ser desconectado.
Seja usando o umount ou clicando com o botão direito sobre a interface e
escolhendo "Remover de modo seguro".

Não estou tendo que desmontá-lo, porque na verdade, ele não é  montando... o dev de raid que fica montado...
O problema é que quando eu desligo o servidor com ele no array do meu RAID, o dispositivo /dev/sdX continua no array só que com a flag "Fail" , ou seja... seria como se ele tivesse dado problema.
Dae tenho q utilizar o comando mdadm -r /dev/sdX... e era isso que eu queria evitar...

> isso pois se não faço, quando vou colocar outro, ao invés de detectar
> como sda, o pc passa a detectá-lo como sdb pois teóricamente o sda ainda
> continua no array.

Qual é o seu RAID? 0, 1, 10?
A princípio, eu *acho* que você está usando RAID 1 com o objetivo de
sincronizar o seu HD USB (que você leva consigo).

Exatamente, é nível 1 sim... é que tem uma empresa de segurança que leva e trás os HDs todos os dias...
O por incrível q pareça,  fazer um buil  do raid via USB está sendo MUITO mais rápido do que  utilizar o RSYNC ou um simples COPY.

Se você realmente estiver usando RAID1 com esse objetivo (fazer backup
com um HD removível) eu creio que seria melhor usar rsync do que RAID.

São coisas totalmente diferentes mas eu *acho* que você está usando RAID
com o objetivo de fazer um sincronismo entre esses 2 dispositivos.

Ehh... como eu falei acima... Utilizando o RSYNC incremental eu levo aprox. 3 hrs apenas para ele  estabelecer o q vai ser copiado... se eu fizer um rsync comum, ele leva aprox. 3,5hrs pra copiar tudo... enquanto com o raid eu levo 1.2 horas pra sincronizar os HDs.

Att,
Renato

Sei que é meio estran

Mas, agradeço a ajuda Renato.