Re: Squid com arquivos de bloqueios grande

Em 13/11/07, Daniel<dpicon@gmail.com> escreveu:

  Bom, vou tentar dar minha contribuição também.

> Tá, entendi, então o dansguardian e o squidguard fazem uma filtragem pelas
> urls e domínios e o squid por palavras e expressões, é isso?

  Tanto o Squid, quanto os outros podem filtrar por urls, domínios,
expressões, porém o Squid não é um programa com recursos otimizados
para filtragem, e os outros são. O Squid, além de sua função
primordial de proxy/cache, agrega bastante recursos de filtro, que a
gente usa muito, e são muito úteis, mas chega um momento em que ele
"abre o bico", e daí é a hora de usar um programa específico pra isso,
já que essa não é sua funcionalidade primária.
  Porém, o DansGuardian e SquidGuard tem modelos de funcionamento diferentes.

  O SquidGuard é simplesmente um programa filtro usado com a função
redirector do Squid, que recebe a requisição da página, e repassa para
o processo do SquidGuard, que "autoriza" ou devolve um outro endereço
para ser redirecionado, no caso de bloqueio. Ele tem sim muitos
recursos legais e costuma ter um ótimo desempenho.

  O DansGuardian já um filtro mais avançado, que faz reconhecimento de
conteúdo, baseado nas expressões do interior da página. Note que isso
é muito diferente de controlar url/domínio. Para cada página, ele
varre todo seu conteúdo e tenta classificá-lo com base nas suas
regras, e nas listas de palavras que ele tem. Entendeu?
  E ao contrário do SquidGuard, ele atua na frente do Squid, recebendo
a requisição do navegador, e repassando para o Squid quando não
bloqueia.

> Tem como eu fazer as duas filtragens paralelas? O proxy é transparente no

  Você pode ter regras de filtragem tanto no squid, quanto nos
programas filtros. O melhor seria usar apenas o filtro, mas eu mesmo
misturo regras do squid com blacklist do SquidGuard.
  Só se lembre de como o acesso acontece, filtro ->squid ou squid->fitro.

> caso... Eu li já como instalar o dansguardian e o squidguard mas em ambos,
> pelo que vi, eu tiro o redirecionamento da porta 80 para o squid e repasso
> para um dos dois, daí eu perderia o acesso ao bloqueio por palavras, estou
> certo?

  Olha, nunca fiz proxy transparente, e não cheguei a ver na prática o
que muda, mas acredito que quanto a filtragem você possa usar
normalmente.

> Se alguém puder me esclarecer essas coisas, ficaria grato, eu procurei
> coisas do tipo no google e não encontrei.
>
> OU tra dúvida quanto à isso é mais conceitual: porque o squidguard e o
> dansguardian conseguem carregar arquivos grandes como os fornecidos pelo
> urlblacklist.com e o squid não? Eles abrem processos diferentes para cada
> arquivo?

  O SquidGuard usa o Berkley DB para gerar um banco de dados em
arquivo, a partir das listas. Portanto, como SGBDs sempre implementam
recursos de indexação, e otimizam o armazenamento baseado em alguma
estrutura de dados, usualmente árvores-B, a consulta fica muuuuito
mais rápida mesmo.
  Mas, que eu saiba, e tenho quase certeza, as listas não ficam na
memória, e sim no disco mesmo, senão o processo ficariam gigantesco,
como acontece com o squid quando carrega uma lista dessas. O filtro
pode até fazer algum cache e tal, mas a lista toda fica no disco
mesmo.

  Finalizando, é questão de você ver o que precisa. O SquidGuard e o
DansGuardian tem conceitos bem diferentes. Se você precisa só de
filtro de ulrs/expressões o primeiro basta, já conteúdo é pro segundo,
só que cada um cobra seu preço, principalmente o Dans, que é mais
pesado, mas eu mesmo nunca vi na prática. =)

  De novo: "Make your choice". HAHAHA...

  Obs: Eu gostaria de sugerir a você a lista squid-br, do Yahoo
Grupos. Muita coisa que eu te disse aqui, eu aprendi com os caras de
lá, e fica aqui meu agradecimento a quem já tenha me ajudado, seja
aqui ou lá ;)