empacotamento um pouco mais complexo

Já que pelo menos um faw^H^H^HDD é assíduo nesta lista vou me arriscar:
quero empacotar o  Berkeley Lab Checkpoint/Restart (BLCR)
(http://ftg.lbl.gov/checkpoint/) pelo menos para uso doméstico e
depois passar para os desenvolvedores. Não gostaria de colocar como
wishlist e esperar alguém empacotar (todo mundo tem pressa).

Para quem não conhece, é um módulo do kernel mais umas bibliotecas que
implementam checkpoint: você roda um programa com as bibliotecas e
pode pará-lo e continuá-lo mais tarde, até em outra máquina com as
mesmas bibliotecas e mesmo kernel. Nossos programas aqui,
frequentemente levam dias rodando e tenho vários computadores onde
rodá-los (embora nem sempre seja possível paralelizar). Eu já compilei
e implementei no Debian Etch e funciona perfeitamente.

Para encurtar a história: tenho um tar.gz que vai gerar binários,
bibliotecas dinâmicas (.so), de desenvolvimento (.la)  e um módulo do
kernel que tem que ser compilado em cada máquina (na verdade apenas
para i386 e amd64).  Preciso criar os  pacotes blcr, blcr-libs,
blcr-dev e blcr-src e/ou blcr-modules.
1) Fiz um control para todos mas não sei como dizer, para cada um
pacotes, que  arquivos devem pegar ( o make install joga todos para o
${prefix}).
2) Teria que modificar o Makefile para colocar os módulos no diretório
correto (o make install do src joga no /usr/lib e usa o make insmod
para carregá-los). Seguindo o padrão Debian de empacotamento, eu não
deveria mexer nos fontes. Devo criar um patch para  o Makefile ou usar
o postinst para mover os módulos para o local correto ?

--
Thadeu Penna
Prof.Associado - Instituto de Física