UDF bloqueadas em Firebird2 - etch

Boa Tarde!

Como vão todos?

Estou com um probleminha... não aguento mais o firebird.
Ele está literalmente me "queimando" a cabeça.

Seguinte... tenho firebird super server instalado num servidor
etch... tudo instalado, funcionando direitinho... o fb do windows
consegue acessar o bd, tudo certo. Só que os programadores
utilizam duas bibliotecas *.so, que teoricamente deveriam ser
colocadas em um diretório no servidor, sei lá. Teoricamente
bastaria colocar as udf's no diretorio /usr/lib/firebird2/UDF e
dar permissão de escrita e leitura e passar o proprietário/grupo
 para firebird.firebird.
Tem uma parte do firebird.conf que fala em udfaccess. Coloquei
como Full, depois como Restrict e nada acontece...
aliás, às vezes diz que a lib está bloqueada, às vezes diz que
a função xxx não existe... e uma vez chegou a abrir um relatório
(essas udfs são para executar relatórios com código de barras).

Será que alguém que já teve o mesmo problema poderia me ajudar?

Agradeço qualquer ajuda.

Abraços.

Giovani.

"Lá em casa, criamos pinguins!"