Re: Dúvida Squid

Bom dia Felipe,
	antes de mais nada gostaria de agradecer seus apontamentos.
	Com relação ao sistema de arquivos escolhi o XFS pelo desempenho dele, pois fiz alguns testes e mesmo sem fazer tunning nele, este se apresentou como mais rápido quando se tratava de arquivos pequenos.
	Como não usei muito o squid, andei lendo o wiki deles, acreditei que o diskd se encaixava melhor no meu cenário, que é um provedor de internet com aproximadamente 1600 clientes, e um link de 10Mb, onde o backbone local (EMBRATEL) afirma não ter mais disponibilidade de link para ampliação.
	Passando a comentar melhor o Hardware, eu tenho um HP ProLiant DL380 G5:

http://h10010.www1.hp.com/wwpc/us/en/sm/WF06a/15351-15351-3328412-241644-241475-1121516.html

		* Processador: Intel(R) Xeon(R) CPU X5355  @ 2.66GHz - QuadCore
		  FSB: 1333MHz
                  capabilities: fpu fpu_exception wp vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts
 acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe x86-64 constant_tsc pni monitor ds_cpl vmx est tm2 cx16 xtpr lahf_lm

		* Memória: 4 GB Synchronous 667 MHz

		* HD: 4 discos SAS
		 hdparm -tT /dev/cciss/c0d0
  		  /dev/cciss/c0d0:
		   Timing cached reads:   6720 MB in  2.00 seconds = 3362.14 MB/sec
		   Timing buffered disk reads:  256 MB in  3.01 seconds =  84.93 MB/sec

		Apesar de ter um Array controller, estou usando os discos separadamente, e somente depois penso em testar usando RAID 5 ou RAID 0, para ver se consigo um ganho dado pela controladora.

	Como falei, ainda não estou completamente familiarizado com o Squid, então as opções como refresh_patterns deixei o padrão. Estou tendo TCP_HIT sim, e está em torno de 16%.
	Com relação ao cache_mem, pensei em colocar um valor alto para tentar deixar o máximo de cache na memória, ganhando performance.

	Alguma sugestão, dada a configuração acima?

	E mais uma vez, obrigado pelas dicas, e pelos sites indicados.

On Tue, 16 Oct 2007 00:47:29 -0200
"Felipe Augusto van de Wiel (faw)" <faw@funlabs.org> wrote:

> 	Se você quer velocidade, sugiro utilizar outro sistema de arquivos
> ou fazer "fine tuning" no XFS para obter melhor desempenho, especialmente
> com uma grande quantidade de arquivos pequenos.
>
> 	O hardware também pode influenciar, especialmente se você puder
> dispor de controladoras SCSI e discos independentes.

> 	Sim, há uma matemática para atingir um melhor desempenho do uso (e
> abuso) do seu cache, especialmente com relação ao hardware, sistema de
> arquivos, quantidade de RAM disponível, velocidade da rede, quantidade de
> [...]

  Network Admin/Programmer
  +55 84 3231 4617 [Office]
  +55 84 9914 3254 [Mobile]
marcello@linconet.com.br [MSN]