Fwd: Novato no Grupo e Solicitando Ajudass

>1 - Na tela inicial p/ digitra usuário e senha não consigo logar como
>root, afirma q não tenho essa permissão, como mudo isto? Talvez isto
>esteja impactando na minha próxima pergunta.

Quando instalaste o sistema tiveste que definir a password do root.
Acho que o problema esta em tentares um login root pelo modo
grafico. Faz ALT CTRL F2 e tenta...'0

>2- Meus arquivos p/ uso no Debian só tem permissão p/ leitura e não p/
>escrita, como faço p/ mudar isso?

Mesmo na conta do utilizador ?

>3 - Não consigo abrir os arquivos q possuem acentos e outros
>caracteres, só quando renomeio q consigo, como mudo tal situação e
>faço o debian reconhecer a acentuação ?

Qundo instalaste o sistema escolheste PT-BR ?

>4- Uso um notebook Toshiba e ele não tá fazendo a acentuação como
>devido, quando digito o acento ele imediatamente aparece na tela, "não
>espera a letra" p/ q depois surja com ela.

dpkg-reconfigure locales

Tudo de bom, diverte-te com este exelente sistema ;)