Re: Debian-br-cdd sobre o LENNY

On 17-09-2007 10:06, Renato S. Yamane wrote:

> Porque não utilizar o Lenny ao invés do Debian-BR-CDD?

	Por que eles têm propósitos diferentes e são de épocas
diferentes, atendem a contextos históricos e tecnológico _bem_
diferentes, comparar os dois é injusto.  O Debian-BR-CDD fez
parte do processo de ajustes de CDD e do D-I, através das
colaborações do Otavio.

> O histórico do BR-CDD mostra que ele não tem muitos colaboadores e isso
> dificulta a sua manutenção/atualização.

	O Porto Alegre GNU/Linux (idéia original, anterior ao
BR-CDD), e o próprio BR-CDD, nunca tiveram muitos colaboradores,
mas o BR-CDD tem uma grande base de usuários, por várias razões.

	A idéia de uma CDD é atender uma demanda específica, quando
o BR-CDD começou a ser feito, ainda em 2004, havia um grande buraco
a ser preenchido, nesta época, o Sarge não estava disponível (ele
só seria lançado em 2005) e o Woody estava muito defasado, o BR-CDD
era uma forma de "backport" que permitia ter muito do Sarge e de
forma estável num mundo onde só o Woody estava disponível.

	Assim, de 2004 a 2006, o Debian-BR-CDD atendeu a demanda de
usuários brasileiros, motivou traduções específicas para cobrir
parte do Projeto que não estavam localizadas. Além disso, o
instalador usava pré-configuração, por isso era mais fácil de
instalar, mais simples de usar e colocava, num único CD, diversos
aplicativos e opções que estavam distribuídos em vários CDs no Sarge.

	Então, o fato da equipe ser pequena, não é uma razão para
não usá-lo, nós erramos na abordagem do 1.0 e isso dificultou o
caminho de migração, nós nem mesmo conseguimos fazer lançamento
pontuais como era a idéia original, aprendemos e mudamos a forma
de trabalho.

	Agora há um novo formato e a idéia de usar as ferramentas
que não estavam disponíveis na época, exatamente para facilitar a
manutenção e atualização e possibilitar uma forma de "snapshot"
entre as versões estáveis do Debian, com um pouco mais de
facilidade, um ambiente pré-configurado, incluindo telas de
inicialização e instalação já em pt_BR.

> Já que ele é "baseado" no Debian, acho melhor usar o Debian logo de cara.

	Ele não só é "baseado" como tenciona, na versão 2.0,
tornar-se parte oficial do Debian como outras CDDs.

	Muita gente se sente mais segura em começar por uma CDD
por ser mais fácil, por ter uma comunidade mais próxima, o
Debian-BR-CDD está passando por um processo de troca de
identidade, reencontrando seu espaço para atender a novas
demandas e continuar com o propósito original que é facilitar a
adoção e o uso do Debian.

	Por ser um projeto pequeno mas de grande proporção, e por
utilizar ferramentas completas e tentar fornecer um ambiente
robusto, o BR-CDD cresceu ao longo dos últimos 3 anos e agora
passa por mudanças para se encaixar numa nova realidade.

	A equipe conversou algumas vezes sobre o real propósito
do BR-CDD agora com o lançamento do Etch e futuro lançamento do
Lenny, e achamos que um CDD ainda se faz necessária, não só como
forma de pré-teste, similar ao princípio do CUT, mas como forma
de simplificar alguns passos.

	Então, como de costume, antes de chutar pra escanteio, é
importante fazer a lição de casa para saber do que está se falando.

	Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)