Re: Resolvendo endereço incorreto do host

Olá Felipe....

"Felipe Augusto van de Wiel (faw)" <felipe@cathedrallabs.org> escreveu:

On 31-08-2007 16:06, Pedro Debian wrote:
> Está acontecendo um caso estranho na minha rede. Tenho quatro servidores
> (debian 3 e 4) todos eles tem seus respectivos nomes (netbios)
> registrados no /etc/hosts. Três destes servidores tem uma segunda placa
> de rede para comunicação privada entre eles que é isolada do restante da
> rede.

Nomes NetBIOS e /etc/hosts não estão _diretamente_ relacionados,
embora um possa influenciar no outro, a decisão final cabe ao Samba, o
/etc/hosts define nomes de máquinas e IPs, mas a parte de NetBIOS fica a
cargo de sistemas que utilizem este protocolo.

> Por algum motivo, os micros da rede pararam de resolver os nomes de
> alguns destes servidores e qdo executo "ping nome do servidor" ele traz
> o endereço da segunda placa de rede e logo, não consegue estabelece
> conexão com o mesmo (no caso pelo samba).
> Ex:
> hosts
> srvbkp 192.168.1.62 #placa de rede 1
> srvbkpp 192.168.2.1 # placa de rede 2
>
> Todos servidores possuem esta configuração.

Hmmm, espero que eles possuam configurações diferentes de nome
e IP em cada um deles, mas o melhor é configurar um pequeno DNS, o
hosts é legal, pode ajudar, mas o DNS é mais poderoso, especialmente
com configurações distribuídas.

Eu configurei um server DNS, mas ainda estou testando... antes de colocar ele para resolver toda rede. Se eu pingo nome_server.DNS ele tá resolvendo normal.
É que eu queria entender como é possível isso parar de funcionar do nada....

> Qdo executo o ping a partir
> deles na rede 1 "ping srvbkp" ele buscam o ip da placa de rede 1.

Isso pode ser afetado pelo resolvedor (/etc/resolv.conf) e
pela ordem de resolução. O nsswitch também pode influenciar.

o resolv.conf está apontando para o DNS. O nsswitch, não fiz nenhuma mudança estes dias. Eu uso a configuração padrão...

> Porém quando executo o mesmo comando de uma máquina windows que também
> está na rede 1 ele traz o ip da placa de rede 2. Isso aconteceu do
> nada.... tenho um outro servidor com o mesmo problema.
> Se eu pingo direto no ip, funciona normal... mas se tento resolver o
> nome não dá certo.
>
> Alguém pode me dar uma luz????

Quais são os resolvedores das estações? E dos servidores?
Como está a parte de DNS? Nomes são uma parte sensível, é preciso
ter um cenário mais completo e mais detalhes para começar a formar
uma idéia do que possa estar acontecendo.

As estações (a maioria) estão resolvendo pelo DNS interno, estou colocando gradualmente para ver se o server vai dar conta. Como disse as maquina autenticam no samba (PDC) que atua com servidor wins também.

As máquinas usam ip fixo, apesar de já estar montando um server dhcp (testes) com apenas algumas....

Será que já dá para ter uma idéia do meu problema????

De qualquer forma obrigado pelas dicas.

Abraço

Abraço,
- --