Re: Resolvendo endereço incorreto do host

On 31-08-2007 16:06, Pedro Debian wrote:
> Está acontecendo um caso estranho na minha rede. Tenho quatro servidores
> (debian 3 e 4) todos eles tem seus respectivos nomes (netbios)
> registrados no /etc/hosts. Três destes servidores tem uma segunda placa
> de rede para comunicação privada entre eles que é isolada do restante da
>  rede.

	Nomes NetBIOS e /etc/hosts não estão _diretamente_ relacionados,
embora um possa influenciar no outro, a decisão final cabe ao Samba, o
/etc/hosts define nomes de máquinas e IPs, mas a parte de NetBIOS fica a
cargo de sistemas que utilizem este protocolo.

> Por algum motivo, os micros da rede pararam de resolver os nomes de
> alguns destes servidores e qdo executo "ping nome do servidor" ele traz
> o endereço da segunda placa de rede e logo, não consegue estabelece
> conexão com o mesmo (no caso pelo samba).
> Ex:
> hosts
> srvbkp    192.168.1.62 #placa de rede 1
> srvbkpp 192.168.2.1  # placa de rede 2
>
> Todos servidores possuem esta configuração.

	Hmmm, espero que eles possuam configurações diferentes de nome
e IP em cada um deles, mas o melhor é configurar um pequeno DNS, o
hosts é legal, pode ajudar, mas o DNS é mais poderoso, especialmente
com configurações distribuídas.

> Qdo executo o ping a partir
> deles na rede 1 "ping srvbkp" ele buscam o ip da placa de rede 1.

	Isso pode ser afetado pelo resolvedor (/etc/resolv.conf) e
pela ordem de resolução. O nsswitch também pode influenciar.

> Porém quando executo o mesmo comando de uma máquina windows que também
> está na rede 1 ele traz o ip da placa de rede 2. Isso aconteceu do
> nada.... tenho um outro servidor com o mesmo problema.
> Se eu pingo direto no ip, funciona normal... mas se tento resolver o
> nome não dá certo.
>
> Alguém pode me dar uma luz????

	Quais são os resolvedores das estações? E dos servidores?
Como está a parte de DNS?  Nomes são uma parte sensível, é preciso
ter um cenário mais completo e mais detalhes para começar a formar
uma idéia do que possa estar acontecendo.

	Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)