Re: Alguma atualização do samba esta impedindo usuários com win95 e win98 de logar-se na rede

Edmundo,
 concordo com a sua argumentação. Mas em todo caso esse arquivo
sugerido é utilizado apenas para cache do mapeamento. Aqui na CEF ele
pode ser apagado sem remorso pois o mapeamento é feito utilizando um
servidor LDAP, sendo esse cache utilizado apenas para evitar acessos
constantes ao servidor ldap a cada ls nos homes, por exemplo.
 Nesse tempo eu ainda não consegui (na verdade não tive muito tempo
para testar) recuperar tal arquivo tdb corrompido (usando as
ferramentas do tdb-tools, acho que é esse o pacote mesmo).
 Sim, em um ambiente onde os usuários fazem acesso ao servidor
GNU/Linux apagar o arquivo com o mapeamento definitivo pode e
acarretará em danos sérios (eu simplesmente deixo de ser dono dos meus
arquivos... =P).
 Outra dica, em algumas situações o arquivo tdb associado ao spool de
impressão do samba para a impressora é corrompido também, o
diagnóstico é bem simples, não a fila no cups porém ao observar a fila
através de uma estação windows ele é informado que existem coisas na
fila e nenhum trabalho é impresso. Nesse caso, deve-se remover o
arquivo tdb com o nome da impressora, por exemplo
/var/lib/samba/printers/deskjet.tdb.

Atenciosamente,

On 7/22/07, Edmundo Valle Neto <edmundo.valle@terra.com.br> wrote:
Ricardo Carlini Sperandio escreveu:
> Edmundo,
>  o sintoma que ele alegou era típico... alguns usuários conseguiam e
> outros não o acesso ao servidor, nesse caso é mamata, é o maldito
> winbind.

(...)

Sim, está correto e o problema realmente é nos arquivos de mapeamento do
winbind e provavelmente isso não cause problema nenhum também.

O meu *comentário* foi quanto a apagar arquivos do winbind sem o "dono
do winbind" especificar (ou saber) porque ele está sendo utilizado.

Se ele não está sendo utilizado para mapear contas de outros domínios ou
não se deseje que ele mapeie contas de estações fora do domínio,
realmente podem ser apagados.

Mas se o winbind realmente está sendo utilizado por algum motivo, os
arquivos podem ser apagados também, mas isso pode fazer algumas contas
serem mapeadas com outros ids.

Resumindo. Se o mapeamento que o winbind faz, não faz diferença nenhuma,
talvez nem faça sentido utilizá-lo. Daria menos problemas de corrupção
de arquivos, simplesmente deixar de utilizá-lo. Mas eu não posso dizer
que o correto é retirá-lo porque não foi dito o porque de ele estar
sendo utilizado. :)

Atenciosamente.

Edmundo Valle Neto