Re: Duas placas de rede com o mesmo mac-adreess

Olá Rodrigo.

    >Oi Paulo,
    >
    >Pelo visto fui mesmo, no windows mostra o mac-address
    >como 00:00:00:00:00:00, e funciona, no linux não.
    >
    >Estranho que essas placas já funcionavam há mais de 3
    >anos.

Hummmm. Isso, realmente, é estranho. Algumas placas de rede
permitem a alteração do MAC via utilitários de configuração.
No linux vc tb pode alterar o MAC no braço como alguns colegas
já comentaram. O estranho é as placas terem funcionado antes...
Ficam, então, as perguntas: Na mesma máquina? Na mesma rede?

    > Existe umaa explicação para esse duplicação de
    >mac ?

Sim, existe. Nos endereços MAC, os três primeiros grupos de
números hexadecimais identificam o fabricante. Os números
seguintes são para a identificação do "equipamento". Portanto
cada fabricante tem "direito" a construir 16.777.216 "equipamentos"
diferentes. Ocorre que os próprios fabricantes diminuem essa
faixa de MAC adresses para reduzir custo e descomplicar a
produção. Imagine a complicação de fazer 17 milhões de
"equipamentos", todos com uma pequena diferença entre si.
É mais racional trabalhar com faixas por tipo de dispositivo,
modelo, etc. Além disso, com certeza, eles fabricam bem mais
do que 17 milhões de "equipamentos" todos os anos.

Entenda-se por "equipamento" qualquer interface de conexão de
rede ethernet (me corrijam se eu estiver errado, mas acho que são
somente as ethernet). Alguns equipamentos têm várias interfaces,
como switches e routers.

    >Att,
    >
    >Faria

Abraço.

"Just give them the rope
and they will hang themselves up"
Paulo de Souza Lima
Curitiba/PR
Linux User 432358

      Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê.
http://www.flickr.com.br/