Re: Alocar uma certa quantidade de memoria. (script, comando, programa)

Em 06/07/07, Rúben Lício<rubenlr@gmail.com> escreveu:
On 7/6/07, Denis <denismpa@gmail.com> wrote:
> Galera, boa tarde.
>
> Alguem sabe alguma maneira que eu possa alocar uma certa quantidade de
> memoria e depois liberar, apenas para testes?
>
> Tenho um sistema de gerenciamento de jobs no qual o usuário tem que
> informar o tanto de memória que o job dele irá usar. Eu impus um
> limite e agora quero testar se está funcionando.
>
> Como posso fazer um programa ou script ou comando ou qq coisa utilizar
> o tanto de memória que eu especificar enquanto estiver rodando?
>
> Por exemplo 10GB de memória.
>

> Obrigado.
>
> Denis.
> [...]

Em shell acho que você não consegue não. Mas em C sim.
char *teste = calloc(1000000000, sizeof(char));
você alocou 1mb para caracteres.
Porém, eu não sei qual a finalidade disso para você. Se for para
memória continua, isso é valido, porém se não for, ai terá de fazer
uma lista encadeada.

Se a necessídade é apenas verificar a disponibilidade de memória no
sistema, ou a quantidade usada por um job especifico, existem soluções
muito melhores para isso, como a api do sistema operacional.

Bom, não entendi muito bem, então vou explicar melhor:

Tenho uma máquina onde os usuários submetem jobs para execução, quando
eles submetem os jobs eles indicam o número de processadores e a
quantidade de memória que o job dele vai precisar.

Eu impus um limite, de que cada job não deve utilizar mais que x de
memória, então eu quero simular um job, onde utilize X+1 de memória
para ver se o bloqueio está funcionando, entendeu?

por exemplo um script qualquer que quando eu rode vá consumindo a
memória de 0 até x+1.

Melhorou a explicação?

--
Rúben Lício Reis