Re: Shell script utilizando o sed

Marcelo wrote:
Olá senhores,

Dentro de um diretório com vários subdiretórios, preciso alterar algumas
linhas dentro de documentos html. A idéia é colocar todo um sítio dentro
de um CD. Um dos problemas é que, em algumas páginas, tenho o endereço
completo, como por exemplo, de uma imagem  -
"http://www.blabla/imagens/imagem.png"; - e necessito transforma-lo em um
endereço relativo "../imagens/imagem.png", para que funcione
corretamente dentro do CD.
Pesquisando na net (ex:http://aurelio.net/sed/sed-HOWTO/), percebi que
uma das maneiras mais interessante é o uso do sed, executado, dentro de
um shell script.
Simplesmente não sei como fazê-lo. Tutoriais, "como-fazer", etc, são
muito bem vindos.

Grato pela atenção.

Marcelo

Bom, pra fazer o sed substituir um texto por outro, voce faz:
sed -e 's/TEXTO-VELHO/TEXTO-NOVO/'

onde TEXTO-VELHO é o que sai, TEXTO-NOVO é o que entra.
Pra isso funcionar bem, você tem que passar o sed por todos os arquivos, substituindo http://blablabla pro file://blablabla, creio. Um loop pode ajudar. Pra saber ao certo, nada como a boa e velha tentativa-e-erro.

boa sorte!