[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Computadores 64 bits





Em 21/06/07, Thadeu Penna <thadeu.penna@gmail.com> escreveu:
On 6/21/07, Leandro Costa Martins <leandro@profili.com.br > wrote:
Ronaldo Reis Junior escreveu:
> Pessoal,
>
> já vale a pena comprar computadores 64 bits, AMD/Intel ou Itanium? Eu sempre
> vejo muito problemas de softs e drives não portados para plataforma 64bits.
>
> Hoje se eu comprar qualquer 64bits eu terei o mesmo suporte Debian que eu
> tenho em um 32bits? E os Core 2 duo ou duo core, como estão?
>
> Valeu
> Inte
> Ronaldo
>

Bom na minha visão, o processamento à 64bits ainda está em evolução no
mercado.

Eu acho que vale sim comprar um computador 64bits, nesse momento nem
todos os softwares estão compatível com a plataforma, mas isso é uma
questão de tempo.

Com relação a suporte, é como eu falei, ainda está em uma evolução, não
a muita documentação sobre estes, mas está crescendo a cada dia,a
esperamos um dia ver todos funcionando à 64bits =]


Sim. Vale a pena. Esta semana já coloquei alguns posts sobre isto, inclusive sobre a dificuldade de instalar o X em uma Intel 946Gz no etch, mas que já está resolvido no backports (isto aconteceria se instalasse a mesma placa de vídeo em um 32 bits, já que o problema era no kernel 2.6.18).
É lenda urbana dizer  que tem problemas instalando softwares de 64 bits. Os únicos softwares de uso geral que não tem versão para 64 bits e nem análogos são o plugin flash e o plugin Java.  Até os compiladores Intel geram código em 64 bits (apesar do próprio compilador ser  32 bits ). As bibliotecas  ia32libs disponíveis  tornam a instalação  fácil, sem necessidade  de gambiarras tipo chroots. Eu já rodei até o Maple 32 em uma máquina 64, sem problemas. Eu rodo o Skype.  Até o Wine funciona.
O flash funciona no browser de 64 bits usando o nspluginwrapper (de instalação facílima), portanto ocupa o mesmo espaço que uma instalação de 32bits. Apenas o plugin Java que é o antigo da Blackdown. Para o plugin Java, eu uso um browser de 32 bits com o plugin de 32 bits (que inclusive tem pacote debian no etch).  Portanto o espaço em disco a mais é apenas um browser de 32 com o plugin Java. O Java 6 da Sun tem versão 64 bits para rodar Azureus, etc.
 
Eu uso Linux em máquinas 64 bits desde  1995, com as Alpha Digital. Eu uso distribuições amd64 Linux (Debian e Ubuntu) já há dois anos, como desktop, inclusive Dual Opterons. Eu escrevi, em agosto do ano passado, um artigo no Viva o Linux http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5200 onde eu mostro como é fácil instalar alguns pacotes e até como criar debs 64 para eles (o artigo foi lido mais de 1000 0 vezes e tem conceito 10 dos leitores ;) E já está desatualizado, pois vários pacotes são mais simples de instalar do que eu coloco-lá.

Uma foto do meu Intel Core 2 Duo rodando Debian etch e com o Usplash está no meu blog.

Em resumo, vale a pena se você tem necessidade de uma máquina mais poderosa.  Eu mesmo  não compro mais máquinas de  32 bits.
 
Estou disponível para ajudar quem tiver uma máquina de 64 e tiver dificuldades com o Debian. Se alguém teve alguma dificuldade em instalar qualquer programa em uma máquina de 64 bits, então poste aqui que eu posso ajudar. Acho que poderíamos iniciar uma campanha para desmistificar o medo do 64 bits. Toda a semana eu tenho que escrever esta resposta-desabafo >:(

--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física
Universidade Federal Fluminense
http://profs.if.uff.br/tjpp/blog


Eu ainda tenho dúvidas a respeito de desempenho (falando de desktops). Tem alguma diferença?


--
Gerson Henrique Diesel
MSN - gersondiesel@hotmail.com
Reply to: