Configuração padrão de som do Debian Etch

Amigos,

Gostaria de saber se existe alguma forma de retornar para a configuração "padrão" de audio,
do Debian Etch 4.0 r0, rodando na interface gráfica Gnome.

O problema é o seguinte:

Após algumas atualizações do alsa + alguns plugins, via apt-get para
resolver problemas de som "metalizado" o som ficou perfeito.......
No entanto, toda vez que eu reinicio o PC, o som volta
para o mudo e desabilitado.

E eu tenho que reativar manualmente todos os controles de audio,
via interface gráfica.

Ou se alguém conhecer alguma outra forma de salvar os nivéis de
volume de audio....e mantê-los sempre ativados....... é o que eu estava precisando :)

Outro detalhe é que programas vinculados ao "esd" estão todos dando erro agora também....

Obrigado pela atenção!

Diego.