Re: Bloqueando orkut ( A SAGA)

Usamos grupos: acesso bloqueado, acessa algumas coisas, acessa quase tudo, acessa tudo.
Acesso bloqueado ---> Não precisa comentar. Não acessa nada.
Acessa algumas coisas ---> sites de bancos, financeiras, fornecedores... o resto bloqueado Acessa quase tudo ---> google, bancos, financeiras, hotmail, msn, terra, uol... bloqueado sexo, pornografia, games...
Acessa tudo ----> Não precisa comentar. Somente diretoria.
Alguns usuários começam com acessa quase tudo, caem para acessa algumas coisas e depois bloqueado ou RH. Caso um usuário tenha um uso da internet muito específico criamos uma acl somente para ele, mas isso é raro.

Os pontos positivos são:
(Sou suspeito para falar disso. Sou empresário )
. Aumento de produtividade e lucro. veja -------> http://www.smartunion.com.br/estatisticasutilizacao.asp . . Menor tempo morto recuperando os estrago feito ao ambiente operacional por vírus, cavalo de tróia e etc. . Menor consumo de banda que pode ser utilizada para outras necessidades. Apesar de existir o Qos.
. Maior foco no trabalho.

Os pontos negativos:
. Sinceramente! O que mais odeio: Ver a pessoa com quem eu estava conversando ontem ser despedida hoje por causa do orkut, msn... . Pode gerar insatisfação no staff se a empresa não tem um trabalho de conscientização dos funcionários. Ou faz tudo as escondidas. Conforme o trabalho feito junto ao staff a insatisfação é passageira. Veja ---> http://dinheiro.br.msn.com/especiais/tecnologia/artigo.aspx?cp-documentid=4140129

Aproveite que você leu até aqui e dê uma olhada também: ---> http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200705221240_RED_35304009

"Eu entendo que a empresa precise de funcionários mais focados, porém,
a distração é tão prejudicial quanto parece? Os ganhos com foco são
maiores do que os com conhecimento adquirido da internet? "

Distração do ponto de vista humano sempre é preciso. Mas do ponto de vista da empresa é prejuízo. Um funcionário pode chegar a perder até 4 horas entre, conversas, reiniciar micro, cafezinho, banheiro, fofoca... Eu sei, já fiz isso quando era funcionário. Meu recorde foi 6 horas voando por ai.O ideal é saber organizar o tempo de distração e trabalho. Ex: na hora do almoço a internet fica acessa quase tudo para todos. Veja como fazer isso aqui ----> http://www.rhbr.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=701

"- Vocês têm funcionários que necessitam de pesquisa para fazer o seu
trabalho? Como fazem a white list deles?"
Sim entram no perfil acessa quase tudo. A lista do acessa quase tudo foi criada com base na experiência dos pedidos para liberação dos domínios e na responsabilidade de cada um e usá-los sob pena de perderem este "privilégio". Veja bem eu disse privilégio. A empresa contratou a internet para os negócios dela. Não para sua distração. Para sua distração você coloca banda larga na sua casa. Digo isto como quem já viu os dois lados da moeda. Ser empregado e ser dono da empresa.

"- Tem funcionários que poderiam desempenhar melhor o seu trabalho com
acesso livre a internet? Como funciona o acesso para eles? "
Nem na casa do meu pai eu era livre para fazer tudo o que queria, quanto mais numa empresa. Se mostrarem um aumento de produtividade justificável podem entrar para o acessa quase tudo.

"- O clima no trabalho após a implantação desse deny all, não fica
ruim? Você teria dados que pudesse quantificar os ganhos e as perdas
de cada método? "
No inicio sim. E como tirar doce da boca de uma criança. Depois de um mês ninguém reclama e já estão acostumados com o monitoramento. Mas lembre-se a empresa tem que fazer uma conscientização e avisar porque esta fazendo isto. Antes de implantar o deny all. Ou a pena pode ser funcionários insatisfeitos. Olha cada caso é diferente e pede acls diferentes. Por tanto quantificar pode não ser a melhor coisa a fazer. A melhor coisa a fazer é uma analise das horas mortas da empresa. Entenda-se horas mortas como banheiro, pausa para cigarro, internet uso pessoal, cafezinho, bate-papo, reuniões mal feitas... Cria-se uma planilha com desempenho dos setores e individual. Então verifica-se o que pode ser mudado para diminuir estas horas ociosas. Isto pode ser feito somente para o uso da internet se desejar. Há empresas ganhando muito dinheiro com este tipo de consultoria. Mas geralmente (experiência pessoal) o funcionário que perde tempo com internet, quando tem seu vício (internet) cortado, parte para cafezinho, banheiro, bate-papo. O melhor e conscientizar, policiar (seja whitelist ou blacklist) e depois se for o caso RH. Com base nesta planilha é que vem a opção por deny all ou não.
Se você tem uma equipe super consciente para que deny all? Entende?
A dificuldade é ter e manter essa equipe super consciente. Ai entra a sua escolha pelo whitelist ou blacklist, na sua dificuldade em conscientizar.
Até

--
Alexandre Pereira Bühler
Linux User 397546