Re: Criação de Variaveis de Ambiente

On 5/29/07, Tiago Dias <tux.tiago@gmail.com> wrote:
Em 29/05/07, Zandre Bran < zandrebran@gmail.com> escreveu:
> [...]
>     Sim, é isto Felipe, falta definir este caminho para o PATH. Porém
> acho um tanto complicado algumas definições no GNU. Por exemplo,
> altero o PATH no /etc/profile, não funciona no Bash, altera no Bash
> não funciona no login em modo texto. Ao mesmo tempo em que o GNU lhe
> permite escolher o que usar, para mim, inciante fica um tanto confuso.
>
>     Por fim, como não consigui ainda compreender quais arquivos e
> porque alterar para ter efeito em todo sistema GNU, faço o seguinte.
> Crio as variaveis JAVA_HOME e JRE_HOME em /etc/environment.
> [...]

Você já verificou se comando export no Shell teve algum parâmetro alterado,
pois no Etch é o bash 3.

   Com base em tua resposta, com mais termos para pesquisa percebi
que Bash e Shell é a mesma coisa. Ao menos pelo pude ler o Bash é um
Shell do GNU (http://www.gnu.org/software/bash/), como temos também o
Shell do Windows. Entre outras opções de Shell para GNU temos o tcsh.
Sendo o "padrão" do shell para a maioria das distros GNU é o bash.

   Então parto do principío que ao fazer o login em modo texto também
entro no bash, já que é o shell padrão. O que não entendo é porque ao
alterar a PATH no /etc/profile não afeta gnome-terminal e se altero no
/etc/bash.bashrc não afeta do login em modo texto. O que faz-me
concluir que para ter a variável PATH alterada para os dois ambientes
(modo texto e gnome-terminal), tenho que alterar o PATH em
/etc/profile (para modo texto) e /etc/bash.bashrc (para o
gnome-terminal). Lendo os arquivos vejo que os dois (profile e
bash.bashrc) tem a mesma declaração da PATH.

  É isto que não estou compreendendo. O que é de quem!

   Quanto ao export citado em tua resposta, penso estar falando das
váriaveis de ambiente. Mas estas já estão claras que o lugar é em
/etc/environment (obrigado Felipe). Aqui qualquer alteração tem
resultado no gnome-terminal e no modo texto.

   Poderia refazer a resposta por favor?

   Obrigado pelo tempo,
Zandre.