Re: Criação de Variaveis de Ambiente

Olá, talvez aqui tenha alguma informação que possa ajudar no
entendimento do comportamente de login e das variáves de ambiente. Este
texto que vou colocar foi retirado do guia do focalinux
(http://focalinux.cipsga.org.br/guia/intermediario/ch-pers.htm#s-pers-profile)
Arquivo /etc/profile
Este arquivo contém comandos que são executados para todos os usuários
do sistema no momento do login. Somente o usuário root pode ter
permissão para modificar este arquivo.

Este arquivo é lido antes do arquivo de configuração pessoal de cada
usuário (.profile(root) e .bash_profile).

Quando é carregado através de um shell que requer login (nome e senha),
o bash procura estes arquivos em seqüência e executa os comandos
contidos, caso existam:

     1. /etc/profile
     2. ~/.bash_profile
     3. ~/.bash_login
     4. ~/.profile

Ele interrompe a pesquisa assim que localiza o primeiro arquivo no
diretório do usuário (usando a sequência acima). Por exemplo, se você
tem o arquivo ~/.bash_login e ~/.bash_profile em seu diretório de
usuário, ele processará o /etc/profile e após isto o ~/.bash_profile,
mas nunca processará o ~/.bash_login (a menos que o ~/.bash_profile seja
apagado ou renomeado).

Caso o bash seja carregado através de um shell que não requer login (um
terminal no X, por exemplo), o seguinte arquivo é executado: ~/.bashrc.

Observação: Nos sistemas Debian, o profile do usuário root está
configurado no arquivo /root/.profile. A razão disto é porque se o bash
for carregado através do comando sh, ele fará a inicialização clássica
deste shell lendo primeiro o arquivo /etc/profile e após o ~/.profile e
ignorando o .bash_profile e .bashrc que são arquivos de configuração
usados somente pelo Bash. Exemplo, inserindo a linha mesg y no
arquivo /etc/profile permite que todos os usuários do sistema recebam
pedidos de talk de outros usuários. Caso um usuário não quiser receber
pedidos de talk, basta somente adicionar a linha mesg n no arquivo
pessoal .bash_profile.

	Abraço.
	Fabiano.