Re: Criação de Variaveis de Ambiente

On 5/28/07, Felipe Augusto van de Wiel (faw) <felipe@cathedrallabs.org> wrote:
> Felipe,
> Preciso criar uma variavel HOME para o java (INSTALL4J_JAVA_HOME) essa
> variavel e pra que o sistema como um todo reconheças os binários do jre
> (/usr/src/jre1.6.0/bin) mas nao esta fucnionando pois a variavel
> INSTALL4J_JAVA_HOME esta setada no sistema, mas nao consigo acessar os
> binários do java, quanto eu digito export,  a variavel esta perfeita.
> Você teria alguma sugestão de como posso corrigir isso?

        Eu não entendi o problema.

        A variável HOME aponta para diretório pessoal do usuário. Você
disse que a variável INSTALL4J_JAVA_HOME está definida mas você não
consegue acessar os binários, só que a variável que diz onde está os
binários é a PATH.

   Sim, é isto Felipe, falta definir este caminho para o PATH. Porém
acho um tanto complicado algumas definições no GNU. Por exemplo,
altero o PATH no /etc/profile, não funciona no Bash, altera no Bash
não funciona no login em modo texto. Ao mesmo tempo em que o GNU lhe
permite escolher o que usar, para mim, inciante fica um tanto confuso.

   Por fim, como não consigui ainda compreender quais arquivos e
porque alterar para ter efeito em todo sistema GNU, faço o seguinte.
Crio as variaveis JAVA_HOME e JRE_HOME em /etc/environment.

  Como descompaco o jdk.bin em /opt, crio um link simbolico:

ln -s /opt/jdk1.6.0_01/ /opt/java

   Depois crio outro link para um diretório que já esteja no PATH

ln -s /opt/java/bin/* /usr/local/bin/

   O primeiro link crio, pois como os updates do java fazem nova
instalação, só preciso recriar o link /opt/java. Além disto fica fácil
utilizar várias versões java.

   Leandro, vc poderia informar a Debian qual java está utilizando,
isto pode lhe ser útil, como no caso o Ooo.org que ainda usa 1.4.2

#update-alternatives --install /usr/bin/java java /opt/java/bin/java 1
#update-alternatives --set java /opt/java/bin/java

   O que não entendo é do pq a alteração da PATH no /etc/profile não
afeta o Bash. E do Bash não afeta o ALT+F2 (Executar) do Gnome. Outra
é quando faço o login em modo texto, onde estou entrando? Pois as
variaveis bash.bashrc não funcionam, então suponho que não seja no
Bash, como no Terminal do Gnome.

   Obrigado pelo tempo.

        Abraço,
- --