Firebird

boa tarde a todos,
gostaria de saber o que pode ser que acontece ao rodar o comando abaixo.

ricardo@woofer:/usr/lib/firebird2/bin$ gsec
Your user name and password are not defined. Ask your database administrator to set up a Firebird login.
unable to open database
ricardo@woofer:/usr/lib/firebird2/bin$

quando a instalação do firebird terminou pediu para setar a senha do usuário sysdba eu deixei a senha masterkey, não retornou erro algum, mas agora quando rodo o comando acima ele me retorna este erro ai.
tanto faz rodar como usuário comum e root o erro é mesmo.

desde já agradeço a todos.
Ricardo Esdra...