Re: Compilando o kernel para Pentium D.

On 5/17/07, Miguel Da Silva - Centro de Matemática <mdasilva@fing.edu.uy> wrote:
Estimados correligonários, temos um Pentium D "0km" (como eu rio quando
vejo essa expressão no mundo da computação/informática) e vou compilar o
kernel para ele. A instalação foi feita com o primeiro DVD do Etch e
está instalado apenas o sistema básico.

Quais opções seriam boas para selecionar no kernel para tirar muito
proveito desse processador? Um recurso que quero explorar com esse
computador é a virtualização de serviços.

Pois bem, é isso.

Até mais.

Em "processor type and features" (eu não sei como é em português,
tampouco em espanhol :) desativa "Generic x86 support", isso vai
retirar a compatibilidade com processadores mais antigos e usar as
opções e "Processor type", onde define o processador como da família
do Pentium D.

Acredito que esá máquina tem suporte a SMP, se houver, ative-o. Retire
o suporte a "math emulation", o conceito de co-processadores
matemáticos já é defasado (a menos que tu tenha um 486SX, estes
co-processadores estão embutidos nos processadores mais "recentes" -
486DX em diante :). Se quiser deixar esta opção mas não quiser usar é
só usar no387 na inicialização.

Como vai ser uma máquina de Virtualização com multi-processamento
simétrico, podemos alterar a latência de preempção também. Para
sistemas com SMP latências mais baixas se comportam melhor, eu
particularmente, utilizo 250MHz nestes casos. Pode fazer testes com
outras frequencias, para mim a diferença foi imperceptível.

Para sistemas de alto desempenho, em relação a processador, estas
seriam as modificações "básicas". Só não esquece que desempenho é
feito de outras coisas, afinal não adianta ter um dual Pentium D
599Ghz com aquelas placas mãe PCChips de chipset SiS, tudo onboard e
HD IDE 5400RPM :)

OBS: Para performance de rede, dá uma olhada no projeto web100[1]. O
kernel 2.6.20 tem opções de otimização automática da rede (algo
relacionado ao aumento de buffers), até agora não fez diferença para
mim.

Também tenho alguns links, muitos deles são antigos, por isso não dá
para seguir à risca o que eles dizem sem testar muito bem antes :)

http://people.redhat.com/alikins/system_tuning.html
http://www.yolinux.com/TUTORIALS/LinuxTutorialOptimization.html

Este é um tema bem interessante, se achar algo encaminha pra lista ou
pelo menos pra mim, ok? ;)

1 - http://www.web100.org/