Re: Administradores de redes

Olá

Gostaria de saber o que vocês fazem para o seu trabalho ser mais perceptível. Apesar de deixarmos tudo configurado, internet rápida sem problemas de conexão, servidores de email funcionando redondo, servidores de arquivos, aplicações funcionando há muito tempo sem sair do ar, correções de segurança e etc. O usuário final não percebe a grande importância do administrador de redes. Geralmente as pessoas com menos conhecimento na área são as piores neste caso. Gostaria de saber como vocês se mostram ou procuram mostrar para seus superiores e usuários finais. Para que eles saibam a grande importância em administrar uma rede.

desde já agradeço

Pessoalmente, concordo com quem disse que vc deve fazer um relatório de suas atividades.
No mínimo semanal, para seu superior imediato. Eu, também, estou sempre apresentando
planos de melhoria, principalmente aqueles que não geram custos extras para a empresa, mas
podem ajudar as pessoas a trabalharem melhor. Por exemplo: pode parecer uma bobagem,
mas uma coisa que instalei  em uma máquina e todo mundo gostou e pediu foi o Post-it. Agora,
ao invés de colar os post-its no monitor as pessoas poluem a área de trabalho. Outra coisa foi
um ftp público para o comercial trocar arquivos grandes com os clientes. Uma terceira, foi uma
maneira de sincronizar o relógio dos desktops com um servidor na internet (o pessoal sempre
reclamava que os relógios atrasavam, ou adiantavam) Agora estou trabalhando numa maneira
de colocar 200GB de backup em duas fitas (uma de 35GB e outra de 24GB) :-D.

Criar planos de backup, estratégias de contingência, documentação da rede e dos servidores,
enfim, proatividade, atenção e paciência com o cliente (pra mim essa é a parte mais difícil), e,
acho que isso é o principal: procure saber dentro da empresa quem é a(s) pessoa(s) chave,
aquela(s) para quem seu trabalho deve aparecer. Pode não ser seu chefe imediato (no meu
caso, não é). Deixe-o informado das atividades que você desenvolve tão bem quanto seu
chefe imediato.

Por fim, esteja sempre atualizado e sempre aprendendo. Nunca se sabe quando alguém vai achar que você não faz nada (ou não é bom de serviço o suficiente) e não é mais necessário.
Isso aconteceu com um conhecido meu há alguns dias.

Abração,

Paulo de Souza Lima
Curitiba/PR
Linux User 432358