Nome das máquinas sumiu no ambiente de rede

pessoal,

tenho um servidor debian sarge com samba pdc / ldap.

e estou passando por alguns problemas com o ambiente de rede.
é comum todas as máquinas aparecerem no ambiente de rede (windows explorer/toda a rede).
No entando de uma hora para outra as máquinas sumirem, se eu procurar por alguma como \\MAQUINA, ela está lá e aparece sem problemas, mas não sei pq as máquinas não estão aparecendo automaticamente.

alguém pode me dizer o que pode causar isso ? pode ser algo do meu servidor ? pode ser coisa de DNS ?

o mai intrigante é que isto acontece de vez enquando, as máquinas somem mas depois de um tempo, 1 dia +- elas voltam, o ambiente de rede está normal.

desdej obrigado a todos.

http://br.messenger.yahoo.com/